Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1328
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Gestão escolar democrática: implicações na sua organização em escola na rede estadual de ensino na cidade de Quilombo, SC
Autor(es): Dociatti, Alex Sandra Taís
Primeiro Orientador: Petry, Oto João
Resumo: O presente trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida em escola pública estadual na cidade de Quilombo – SC. Buscou-se através da pesquisa conhecer e trazer à luz algumas das implicações que têm decorrido na organização escolar para a efetivação da gestão escolar democrática. A pesquisa desenvolveu-se pelo método qualitativo de pesquisa por meio de revisão bibliográfica e de estudo de caso, com análise de documentos institucionais, atas e Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) dos anos entre 2010 a 2015. Categorizadas a partir dos elementos constitutivos da gestão democrática sendo: participação, pluralismo, autonomia e transparência, as principais implicações constatadas nos dão conta que a gestão escolar democrática tem esbarrado especialmente pelo não comprometimento e criação por parte da equipe diretiva dos meios necessários ao seu desenvolvimento.
Abstract/Resumen: This work is the result of research developed in public state school in Quilombo-SC town. Attempted through theresearch to know and bring clearly some of the implications that have taken place in the school organization for the realization of democratic school management. The analysis has been developed by the qualitative method of research through bibliographic revision and case study, with analysis of institutional documents, proceedings and PoliticalPedagogical Projects (PPPs) between the years 2010 to 2015. Categorized from the constituting elements of democratic management in which they are: participation, pluralism, autonomy and transparency, the main implications realized show us that the democratic school management has scrambled especially for non-commitment and creation by the management team of the needed means for its development.
Palavras-chave: Escolas
Administração da educação
Educação
Qualidade da educação
Planejamento educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1328
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOCIATTI.pdf449,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.