Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1328
Type: Artigo Cientifico
Título : Gestão escolar democrática: implicações na sua organização em escola na rede estadual de ensino na cidade de Quilombo, SC
Author: Dociatti, Alex Sandra Taís
First advisor: Petry, Oto João
Resume: O presente trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida em escola pública estadual na cidade de Quilombo – SC. Buscou-se através da pesquisa conhecer e trazer à luz algumas das implicações que têm decorrido na organização escolar para a efetivação da gestão escolar democrática. A pesquisa desenvolveu-se pelo método qualitativo de pesquisa por meio de revisão bibliográfica e de estudo de caso, com análise de documentos institucionais, atas e Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) dos anos entre 2010 a 2015. Categorizadas a partir dos elementos constitutivos da gestão democrática sendo: participação, pluralismo, autonomia e transparência, as principais implicações constatadas nos dão conta que a gestão escolar democrática tem esbarrado especialmente pelo não comprometimento e criação por parte da equipe diretiva dos meios necessários ao seu desenvolvimento.
Resumen : This work is the result of research developed in public state school in Quilombo-SC town. Attempted through theresearch to know and bring clearly some of the implications that have taken place in the school organization for the realization of democratic school management. The analysis has been developed by the qualitative method of research through bibliographic revision and case study, with analysis of institutional documents, proceedings and PoliticalPedagogical Projects (PPPs) between the years 2010 to 2015. Categorized from the constituting elements of democratic management in which they are: participation, pluralism, autonomy and transparency, the main implications realized show us that the democratic school management has scrambled especially for non-commitment and creation by the management team of the needed means for its development.
Palabras clave : Escolas
Administração da educação
Educação
Qualidade da educação
Planejamento educacional
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1328
Fecha de publicación : 2016
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DOCIATTI.pdf449,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.