Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1333
Tipo: Monografia
Título: Timidez no contexto escolar
Autor(es): Wizniewski, Ana Paula
Primeiro Orientador: Ames, Maria Alice Canzi
Resumo: Este trabalho possui como objetivo compreender a construção da categoria sociocultural da timidez, dentro do espaço escolar, sob a visão dos estudantes do Ensino Médio e docentes. Para tanto, busca-se através de questionários semiestruturados, identificar o que é classificado como timidez dentro da escola, bem como, a construção da identidade social dos indivíduos tímidos. Dessa maneira, primeiramente faz-se uma narrativa da vida da autora, identificada a partir da timidez e posteriormente, de seu empoderamento social. Em segundo lugar, traz-se os conceitos e a teorias que podem ser observados a partir da timidez, bem como, a vergonha, o medo, os determinismos biológico e social. No terceiro momento, aborda-se a análise dos dados da pesquisa, sendo que esses, são demonstrados a partir de gráficos.
Palavras-chave: Personalidade
Escola
Timidez
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1333
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WIZNIEWSKI.pdf16,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.