Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1344
Type: Monografia
Title: Concepções acerca da sociologia no ensino médio: um estudo com estudantes de escola pública do município de Chapecó/SC
Author: Eberle, Janaina Pigosso
First advisor: Leitão, Leonardo Rafael Santos
Resume: O presente estudo tem por objetivo pesquisar quais as concepções dos alunos em relação a disciplina de Sociologia no Ensino Médio e analisar em que medida a posição na estrutura social do aluno e o capital cultural influenciam nas concepções dos mesmos em relação a mesma. São várias as problemáticas que permeiam o Ensino de Sociologia desde de ausência de referências claras e unânimes para estabelecer um currículo, os impactos da tendência utilitarista na Educação, dentre outras e são vários os estudos em relação a essas problemáticas. Porém existe uma carência de pesquisa no sentido de averiguar quais são as concepções dos alunos acerca dessa disciplina curricular obrigatória. Para tanto foram foram realizadas observações de diversas aulas e disciplinas e realizadas entrevistas com os sujeitos de pesquisa. E pode-se constatar que não existe uma grande rejeição em relação a disciplina, nem mesmo uma concepção homogênea em relação a mesma e que de fato o capital cultural e a posição do indivíduo na estrutura social pode influenciar na forma como ele concebe a disciplina de sociologia.
Keywords: Cultura
Sociologia
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1344
Issue Date: 2015
Appears in Collections:TCC Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EBERLE.pdf13.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.