Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1365
Type: Artigo Cientifico
Title: Ambientes alfabetizadores e suas contribuições ao processo de alfabetização
Author: Moreira, Aline
Vicente, Luciane
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resume: Este estudo decorre das diversidades de discussões que cercam a alfabetização e o letramento, no cenário da multiplicidade de vozes e linguagens, presentes no cotidiano da infância. São objetivos deste: compreender, através da literatura nacional, o que são ambientes alfabetizadores, como se constituem e como podem contribuir no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental; localizar estudos que abordam a temática para construir um quadro sinóptico e deste extrair tendências. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que, de acordo com Romanowiski e Ens (2006), possibilita uma visão geral do que vem sendo produzido na área, bem como apresenta um ordenamento desta produção, evidenciando características e focos, além de identificar as lacunas existentes. Como palavras para esta busca utilizamos: ambiente alfabetizador, ambiente letrado, espaço alfabetizador, alfabetização no ambiente, nossas fontes foram: nos sítios da Capes (teses, dissertações e periódicos), na Anped, IBICT e na Scielo e nos anais eletrônicos do Educere da Anpedsul. Foram encontrados 14 trabalhos, dentre eles três dissertações, uma tese e dez artigos. Resultados amparados na a concepção de Teberoski e Colome (2003) acerca do ambiente alfabetizador, as quais os apresentam como férteis espaços de vivência cotidiana e que podem e devem ser trazidos para a sala de aula e tornarem-se mobilizadores do desejo de ler e de escrever, por meio de práticas e exercícios significativos, alicerçados em diferentes linguagens. Concluímos que há poucos estudos e pesquisadores que se ocupam da diversidade e da compreensão de que sejam os ambientes alfabetizadores, e como estes impactam e/ou contribuem nos processos de alfabetização/letramento, atentando para a aprendizagem das crianças e da formação de professores para esta perspectiva. Evidenciamos, no entanto, a presença da discussão e a necessidade de construção de olhares mais atentos acerca de tudo o que cerca, nutre e constitui a vida dos sujeitos inseridos nos processos de escolarização e fora deles, tanto no que se refere às crianças e/ou adultos em processo de apropriação da leitura e escrita.
Keywords: Alfabetização
Letramento
Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1365
Issue Date: 2017
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOREIRA e VICENTE.pdf637,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.