Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1453
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A existência ou não de contação de histórias no processo ensino aprendizagem de aluno com deficiência auditiva ou visual: assim pensam os educadores de Chapecó
Autor(es): Bosa, Tainá Letícia
Picoli, Eliane
Primeiro Orientador: França, Carlos Roberto
Resumo: A presente pesquisa tem por finalidade analisar a existência ou não da contação de histórias voltadas para crianças com deficiência auditiva ou visual, que se encontram nos anos iniciais do ensino fundamental, do município de Chapecó/SC. Tendo como problemática a utilização de contos e histórias infantis nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais e como isso ocorre em uma turma inclusiva, com aluno que possua deficiência auditiva ou visual. Objetiva-se verificar nesta pesquisa, se ocorre ou não a contação de histórias adaptadas nas escolas estaduais no município citado, bem como verificar os modos que as mesmas são desenvolvidas pelos professores. Este estudo ocorreu através de entrevistas estruturadas, da compilação dos dados e análise qualitativa dos mesmos.
Abstract/Resumen: The present research has the purpose of analyzing the existence or not of storytelling aimed at children with hearing or visual impairment, who are in the initial years of elementary education, in the city of Chapecó / SC. Having as problematic the use of stories and children's stories in the processes of literacy and literacy in the early years and how this occurs in an inclusive class with a student who has hearing or visual impairment. The aim of this research is to verify whether the occurrence of stories adapted in state schools in the city cited, as well as verify the ways in which teachers develop them. This study was carried out through structured interviews, data compilation and qualitative analysis.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Leitura dinâmica
Educação infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1453
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOSA e PICOLI.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.