Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1453
Type: Artigo Cientifico
Título : A existência ou não de contação de histórias no processo ensino aprendizagem de aluno com deficiência auditiva ou visual: assim pensam os educadores de Chapecó
Author: Bosa, Tainá Letícia
Picoli, Eliane
First advisor: França, Carlos Roberto
Resume: A presente pesquisa tem por finalidade analisar a existência ou não da contação de histórias voltadas para crianças com deficiência auditiva ou visual, que se encontram nos anos iniciais do ensino fundamental, do município de Chapecó/SC. Tendo como problemática a utilização de contos e histórias infantis nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais e como isso ocorre em uma turma inclusiva, com aluno que possua deficiência auditiva ou visual. Objetiva-se verificar nesta pesquisa, se ocorre ou não a contação de histórias adaptadas nas escolas estaduais no município citado, bem como verificar os modos que as mesmas são desenvolvidas pelos professores. Este estudo ocorreu através de entrevistas estruturadas, da compilação dos dados e análise qualitativa dos mesmos.
Resumen : The present research has the purpose of analyzing the existence or not of storytelling aimed at children with hearing or visual impairment, who are in the initial years of elementary education, in the city of Chapecó / SC. Having as problematic the use of stories and children's stories in the processes of literacy and literacy in the early years and how this occurs in an inclusive class with a student who has hearing or visual impairment. The aim of this research is to verify whether the occurrence of stories adapted in state schools in the city cited, as well as verify the ways in which teachers develop them. This study was carried out through structured interviews, data compilation and qualitative analysis.
Palabras clave : Inclusão escolar
Educação inclusiva
Leitura dinâmica
Educação infantil
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1453
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BOSA e PICOLI.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.