Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1501
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Ensino de vocabulário acadêmico no processo de compreensão em leitura: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Dellai, Naiara Letícia Valentini
Primeiro Orientador: Finger-Kratochvil, Claudia
Resumo: A linguagem acadêmica, enquanto subárea da linguística, vem sendo cada vez mais requisitada no que diz respeito ao indivíduo e sua inserção na sociedade. Pensando, então, em sua importância foram analisadas publicações de revistas com classificação Qualis A1 e A2, de acordo com os critérios da CAPES, na plataforma Sucupira, e que estivessem em um recorte de tempo entre 2006 e 2016 em busca do que está sendo pesquisando sobre ela. Esta análise permitiu que fosse observado que abordagens sobre leitura e compreensão leitora têm sim sido realizadas, no entanto, o que se percebe é que os processos e os elementos que constituem a leitura não estão sendo investigados de forma mais aprofundada, limitando o desenvolvimento de estratégias que possam vir a auxiliar nesses processos, refletindo, consequentemente, na leitura como um todo. Este artigo apresenta resultados de buscas por publicações que tivessem o ensino de vocabulário acadêmico como foco e que se enquadrassem nos critérios já apresentados. Caracterizado como um levantamento bibliográfico, a escassez de resultados permitiu que fosse percebida a necessidade de se investigar mais sobre o tema “vocabulário acadêmico” como foco de pesquisa e não somente como parte de um processo, o qual conhecemos por compreensão leitora.
Palavras-chave: Análise de dados
Leitura
Vocabulário
Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1501
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DELLAI.pdf419,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.