Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1501
Type: Artigo Cientifico
Title: Ensino de vocabulário acadêmico no processo de compreensão em leitura: uma revisão bibliográfica
Author: Dellai, Naiara Letícia Valentini
First advisor: Finger-Kratochvil, Claudia
Resume: A linguagem acadêmica, enquanto subárea da linguística, vem sendo cada vez mais requisitada no que diz respeito ao indivíduo e sua inserção na sociedade. Pensando, então, em sua importância foram analisadas publicações de revistas com classificação Qualis A1 e A2, de acordo com os critérios da CAPES, na plataforma Sucupira, e que estivessem em um recorte de tempo entre 2006 e 2016 em busca do que está sendo pesquisando sobre ela. Esta análise permitiu que fosse observado que abordagens sobre leitura e compreensão leitora têm sim sido realizadas, no entanto, o que se percebe é que os processos e os elementos que constituem a leitura não estão sendo investigados de forma mais aprofundada, limitando o desenvolvimento de estratégias que possam vir a auxiliar nesses processos, refletindo, consequentemente, na leitura como um todo. Este artigo apresenta resultados de buscas por publicações que tivessem o ensino de vocabulário acadêmico como foco e que se enquadrassem nos critérios já apresentados. Caracterizado como um levantamento bibliográfico, a escassez de resultados permitiu que fosse percebida a necessidade de se investigar mais sobre o tema “vocabulário acadêmico” como foco de pesquisa e não somente como parte de um processo, o qual conhecemos por compreensão leitora.
Keywords: Análise de dados
Leitura
Vocabulário
Linguística
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1501
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DELLAI.pdf419,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.