Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1517
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Alfabetização de alunos cegos: um estudo sobre pesquisas relacionadas ao processo de desbrailização |
Author: | Gehm, Raquel Elisa |
First advisor: | Silva, Mara Cristina Fortuna da |
Resume: | A escrita Braille, assim como a escrita em tinta para o vidente, é primordial e necessária para o processo de alfabetização dos alunos cegos. A escrita do sistema Braille realizada por dois instrumentos denominados “reglete” e “punção”, as crianças cegas, e até mesmo pessoas que perdem a visão na fase adulta, aprende a ler e escrever o sistema Braille ou código de escrita Braille. No entanto, nestes últimos anos, tem-se verificado, o grande uso de tecnologias assistivas, como os computadores, programas e leitores de tela, nos quais possuem programas como sintetizadores de voz, além dos livros falados e em formatos especiais para pessoas cegas, parecendo-se que estes veem substituir a leitura e escrita Braille, o que pode gerar graves problemas na estruturação da escrita e na ortografia dos alunos privados da visão. Nesta perspectiva, o objetivo proposto neste trabalho de Pesquisa é conhecer as pesquisas existentes sobre a temática da desbrailização no processo de alfabetização das crianças cegas. Para isso, se realizou um rastreamento no Banco de Teses e Dissertações da Capes, nas quais encontrou-se apenas uma dissertação de Mestrado Publicada. Isso nos indica que há necessidade de haver mais pesquisas em relação atemática da desbrailização. Conclui-se assim, que as tecnologias podem ser uma aliada no processo de alfabetização dos alunos cegos, porém, o Braille sempre deve ter prioridade, pois como citado ao longo deste trabalho, é unicamente por esse sistema que os cegos têm acesso total a escrita e a leitura. Nesse sentido, políticas que garantam uma oferta maior de materiais produzidos em Braille precisam ser criadas, assim como os educadores deveriam entender a importância desse sistema, incentivando os alunos a usarem o Braille de forma prazerosa, para que eles tenham gosto pela leitura. |
Keywords: | Alfabetização Ensino e aprendizagem Escrita braille Educação inclusiva |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1517 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.