Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/163
Tipo: Monografia
Título: Documentação pedagógica no berçário: reflexões, registros e propostas
Autor(es): Vial, Indiana Picolo
Primeiro Orientador: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Primeiro membro da banca: Bittencourt, Zoraia
Segundo membro da banca: Vasques, Rosane Fátima
Resumo: Esta pesquisa apresenta a importância da documentação pedagógica no berçário, bem como as contribuições da mesma no processo de autoformação docente. Desse modo, são apresentadas considerações sobre a a diferença entre documentação pedagógica, além de estratégias de documentação. O objetivo da pesquisa é a reflexão sobre a importância da documentação pedagógica para o acompanhamento do desenvolvimento dos bebês e para autoformação docente. Metodologicamente, através da análise livros e pesquisas sobre o tema em questão, a documentação pedagógica é apresentada na pesquisa como uma ferramenta que evidencia as experiências dos bebês, suas construções de narrativas e ações autônomas expressas no cotidiano da instituição de Educação Infantil.
Abstract/Resumen: This research presents the importance of pedagogical documentation in the nursery, as well as the contributions of the same in the process of teacher self-training. Thus, considerations are presented about the difference between pedagogical documentation, as well as documentation strategies. The objective of the research is the reflection on the importance of the pedagogical documentation for the monitoring of the development of the babies and for self-teaching. Methodologically, through the analysis of books and research on the subject in question, the pedagogical documentation is presented in the research as a tool that highlights the experiences of the babies, their constructions of narratives and autonomous actions expressed in the daily life of the institution of Early Childhood Education.
Palavras-chave: Educação infantil
Formação de professores
Pedagogia
Documentos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/163
Data do documento: 10-Dez-2014
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIAL.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.