Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1789| Type: | Monografia |
| Title: | A literatura infantil no livro didático |
| Author: | Padilha, Renata Aline |
| First advisor: | Ribeiro, Roberto Carlos |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Roberto Carlos |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Hanel, Andréia Inês |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Dias, Rosângela Hanel |
| Resume: | A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a abordagem da literatura infantil nos livros didáticos. Foram analisados três livros didáticos de língua portuguesa para o 4º ano do ensino fundamental, a fim de identificar como os textos literários estão sendo trabalhados e se contribuem na aquisição do hábito da leitura. Os livros didáticos são utilizados atualmente em escolas públicas municipais e estaduais que levam o título de Ligados.com, escrito por Angélica Prado e Cristina Hülle, Mundo Amigo obra coletiva organizada e produzida por Edições SM e, por último, o livro Porta Aberta escrita por Isabela Carpaneda e Angiolina Bragança. A questão de pesquisa deste trabalho se originou em face à curiosidade da leitora em saber como a literatura era proposta a partir do ponto de vista do autor do livro didático e as relações que ele construía com as perspectivas pedagógicas. Os livros analisados foram obtidos de professores de escolas locais. A escolha pelos livros didáticos do 4º ano se deu por ser nessa faixa etária que as crianças compreendem e entendem melhor a relação do texto literário. Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental utilizando autores que discutem o tema tratado, dentre eles Nelly Novaes Coelho, Fanny Abramovich e Marisa Lajolo. De uma maneira especial, a literatura infantil tem tarefa fundamental, servir como agente de formação no convívio entre o livro e o leitor. Para que isso aconteça a escola deve ser a mediadora desse processo. É na palavra escrita que atribuímos uma maior responsabilidade na formação da consciência de mundo dos alunos, pois é através da leitura que conseguimos compreender o mundo ao nosso redor. A escola se torna um lugar fundamental, pois é ela quem lança as bases para a formação, estimulando o exercício da mente; a percepção do real e suas significações; a consciência em relação ao eu e ao outro e, principalmente, trabalha com o uso da língua. A partir das análises dos três livros de diferentes editoras e diferentes autores, chegou-se à conclusão de que esses livros não privilegiam a literatura enquanto arte. Eles trabalham com textos literários, porém, apenas como ferramenta da gramática. |
| Keywords: | Leitura Escola Aprendizagem |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1789 |
| Issue Date: | 9-Jan-2018 |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PADILHA.pdf | 442.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.