Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1791
Type: Monografia
Title: Docentes no Facebook: uma análise da fanpage "Professores da educação Infantil"
Author: Reinhardt, Márcia Helena
First advisor: Guedes, Anibal Lopes
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Ana Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Irgang, Silvania Regina Pellenz
metadata.dc.contributor.referee3: Guedes, Anibal Lopes
Resume: A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre o uso da mídia social Facebook enquanto artefato pedagógico de aprendizagem utilizado no processo formativo de professores, considerando a colaboração, a cooperação e a troca de saberes entre profissionais da Educação. Assim, com o objetivo de buscar compreender se e como a mídia social Facebook contribui para o processo formativo de professores, foi analisada a fanpage do grupo “Professores da Educação Infantil”, buscando apontar as práticas pedagógicas utilizadas pelo grupo. A metodologia utilizada consistiu em realização de pesquisa exploratória observacional, tendo como fonte livros, artigos, monografias, dissertações, teses, documentos legais e pedagógicos relacionados ao assunto pesquisado. A partir dos dados observados em comparação a teoria, conclui-se que a mídia social Facebook, por meio da fanpage “Professores da Educação Infantil”, contribui para o processo formativo dos membros desse grupo. Isso acontece pela interação, ou seja, pela troca de saberes, que acontece tanto pela publicação das práticas, das propostas pedagógicas quanto pelo compartilhamento de dúvidas e angústias. Assim, ao terem a oportunidade de trocar experiências, pela publicação de suas práticas nessa fanpage, os profissionais da Educação disponibilizam e obtêm retorno daqueles membros do grupo que utilizam esses materiais e trazem contribuições das suas próprias práticas. Além disso, verifica-se que a aprendizagem colaborativa acontece também quando a administradora do grupo atua para que as discussões sejam tolerantes e respeitosas em relação às diversas correntes de estudos e práticas. Com essa mediação, todos os membros da fanpage são beneficiados, ao ser prezado o respeito às diferenças. Quando membros do grupo solicitam ajuda, verifica-se que há muitas contribuições para a solução dos problemas, havendo a cooperação para se chegar a um consenso. Desse modo, pode-se afirmar que, em uma fanpage com um número de membros tão expressivo como o grupo “Professores da Educação Infantil”, há uma riqueza de conteúdos, também relacionada com essa expressividade de membros e, embora não haja necessariamente a participação de todos (invisibilidade-visível), de todo modo eles estão apropriando-se dos conteúdos. Cabe a cada membro filtrar e/ou readequar aquilo que serve para si e para suas práticas, tendo até mesmo como estabelecer uma posição crítica em relação aos conteúdos veiculados, verificando quais práticas podem ser aplicadas e adaptadas às suas realidades.
Keywords: Mídia social
Facebook
Educação Infantil
Artefato pedagógico
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1791
Issue Date: 9-Dec-2017
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REINHARDT.pdf782,18 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.