Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1797| Type: | Monografia |
| Title: | A documentação pedagógica como contribuição no processo de investigação e reflexão da prática na Educação Infantil |
| Author: | Klein, Talyne |
| First advisor: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Rodrigo Saballa de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
| Resume: | A presente pesquisa propõe uma reflexão acerca do tema documentação pedagógica na Educação Infantil, pois muito se fala sobre a necessidade dos professores avaliarem sua prática de modo a melhorar sua atuação em sala de aula. Nessa direção, a pesquisa teve como seu principal objetivo a investigação de como a documentação pedagógica pode auxiliar no processo reflexivo da prática docente na Educação Infantil. Para entender como a documentação pedagógica influencia no processo reflexivo docente, se faz necessário compreender como a Educação Infantil foi se constituindo no campo do saber científico e na legislação brasileira. Por isso, inicialmente será apresentado um breve histórico em relação às conquistas e aos desafios enfrentados em busca da Educação Infantil e da prática docente. Posteriormente, discute-se o que é a documentação pedagógica e como ela pode ser usada na reflexão da prática docente no âmbito da Educação Infantil. Para tanto, será realizado um Estado de Conhecimento que se refere à contribuição científica já realizada sobre o tema. Além disso, a metodologia usada para a sistematização e materialização da pesquisa foi através de revisões bibliográficas e documentais, tendo como fonte de análise o dossiê de estágio de Educação Infantil, com a finalidade de destacar as contribuições teóricas e concepções acerca do assunto pesquisado. As conclusões apontam que a documentação pedagógica contribui para a aprendizagem das crianças e para o aperfeiçoamento do trabalho educativo, pois ela oferece informações e subsídios na formação dos professores, permitindo observar, registrar e refletir acerca de como suas intenções educativas vão ganhando forma e se constituindo em realidade na sala de aula, traduzindo-se em aprendizagem e desenvolvimento das crianças. |
| Keywords: | Educação Infantil Documentação pedagógica Processo reflexivo Prática docente |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1797 |
| Issue Date: | 8-Jan-2018 |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.