Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1800
Type: Monografia
Title: Leitura e biblioteca escolar: uma relação a construir
Author: Dendena, Rosicler Lurdes Chiapetti
First advisor: Cerezoli, Andréia Inês Hanel
metadata.dc.contributor.referee1: Cerezoli, Andréia Inês Hanel
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro , Roberto Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Dias, Rosângela Hanel
Resume: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema central a leitura e como objetivo, que serve como eixo norteador para o desenvolvimento do mesmo, analisar projetos de leitura, verificando a relevância que a biblioteca escolar tem no cenário educacional como espaço de promoção da leitura. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho seguiu a perspectiva da pesquisa bibliográfica associada à documental. A pesquisa bibliográfica está fundamentada, principalmente, em autores como Coelho, Bellenger, Silva, Garcia, Cagliari, Abramovick, Kleiman, Petit e Zilbermann. Já a documental envolve a seleção, a análise e a avaliação de seis projetos de leitura desenvolvidos por escolas e disponíveis na Internet, posteriores ao ano de 2010. Com o uso constante das tecnologias, na atualidade, há uma preocupação social e escolar com a formação de leitores, mas há pouca utilização da biblioteca escolar. Assim sendo, acredita-se que, dentro desse espaço, devem-se criar possibilidades que motivem o hábito de leitura. Os resultados da análise apontam que a leitura é vista, na maioria das vezes, como um pretexto, uma vez que é citada com frequência, mas não é, do mesmo modo, explícito o uso que os alunos fazem da biblioteca. Diante disso, conclui-se que algumas escolas contemplam o uso da biblioteca nos projetos de leitura como algo superficial, ou seja, ainda há muito a se fazer para que a biblioteca seja vista como um espaço ideal de prática da leitura.
Keywords: Leitura
Biblioteca escolar
Projetos escolares
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1800
Issue Date: 21-Dec-2017
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DENDENA.pdf789.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.