Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1800
Tipo: Monografia
Título: Leitura e biblioteca escolar: uma relação a construir
Autor(es): Dendena, Rosicler Lurdes Chiapetti
Primeiro Orientador: Cerezoli, Andréia Inês Hanel
Primeiro membro da banca: Cerezoli, Andréia Inês Hanel
Segundo membro da banca: Ribeiro , Roberto Carlos
Terceiro membro da banca: Dias, Rosângela Hanel
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema central a leitura e como objetivo, que serve como eixo norteador para o desenvolvimento do mesmo, analisar projetos de leitura, verificando a relevância que a biblioteca escolar tem no cenário educacional como espaço de promoção da leitura. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho seguiu a perspectiva da pesquisa bibliográfica associada à documental. A pesquisa bibliográfica está fundamentada, principalmente, em autores como Coelho, Bellenger, Silva, Garcia, Cagliari, Abramovick, Kleiman, Petit e Zilbermann. Já a documental envolve a seleção, a análise e a avaliação de seis projetos de leitura desenvolvidos por escolas e disponíveis na Internet, posteriores ao ano de 2010. Com o uso constante das tecnologias, na atualidade, há uma preocupação social e escolar com a formação de leitores, mas há pouca utilização da biblioteca escolar. Assim sendo, acredita-se que, dentro desse espaço, devem-se criar possibilidades que motivem o hábito de leitura. Os resultados da análise apontam que a leitura é vista, na maioria das vezes, como um pretexto, uma vez que é citada com frequência, mas não é, do mesmo modo, explícito o uso que os alunos fazem da biblioteca. Diante disso, conclui-se que algumas escolas contemplam o uso da biblioteca nos projetos de leitura como algo superficial, ou seja, ainda há muito a se fazer para que a biblioteca seja vista como um espaço ideal de prática da leitura.
Palavras-chave: Leitura
Biblioteca escolar
Projetos escolares
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1800
Data do documento: 21-Dez-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENDENA.pdf789,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.