Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1803
Type: | Monografia |
Title: | O espaço alfabetizador: a organização dos espaços escolares em um município do Alto Uruguai |
Author: | Massmann, Letícia Suélen Adrichen |
First advisor: | Souza, Flávia Burdzinski de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Klosinski, Daniele Vanessa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Flávia Burdzinski de |
Resume: | O presente trabalho tem como tema central para essa discussão a organização dos espaços escolares na alfabetização, pois acredita-se que os espaços escolares contribuem significativamente para a aprendizagem da leitura e da escrita. Busca-se por meio dessa pesquisa refletir sobre as contribuições do espaço escolar para o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, primeiramente buscou-se conceituar o que seria alfabetização, letramento e espaços escolares, analisando as relações presentes entre essas três categorias, por meio da discussão das diferentes formas de organizar o espaço escolar, que propiciem a construção, junto com a criança, de um ambiente alfabetizador que possibilite o desenvolvimento de uma prática pedagógica significativa, contextualizada, interacionista e reflexiva. O trabalho apresenta o meio escolar como um espaço de criação, imaginação, de construção de conhecimento, conceituando a criança como sujeito principal da prática educativa, a aprendizagem nesse caso acontece com a criança e não para a criança, o que é necessário que a criança compreenda o uso da linguagem escrita no meio social, com isso, a alfabetização não ocorre a partir da memorização, mas do entendimento da sua função social na sociedade (letramento), o que exige participação e ação no processo educativo. Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com utilização de pesquisa bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa de campo com produção de dados a partir do uso de fotografias dos diferentes espaços escolares de um município da região do Alto Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul. A análise das fotografias possibilitou perceber a organização das salas de aula, as concepções educacionais e a apropriação da criança dos diferentes espaços escolares. Por fim, no que diz respeito às contribuições, acredito que o material produzido por essa pesquisa demonstra a importância e as potencialidades a partir da organização dos espaços educativos escolares para o desenvolvimento de uma alfabetização com sentido e significado. |
Keywords: | Alfabetização Letramento Ambiente alfabetizador Espaços escolares |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1803 |
Issue Date: | 8-Jan-2018 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MASSMANN.pdf | 4.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.