Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1807
Tipo: Monografia
Título: Espaços escolares: visão dos estudantes de Ensino Médio numa escola pública da região do Alto Uruguai
Autor(es): May, Ana Maria Stankiewicz
Primeiro Orientador: Cristofoli, Maria Silvia
Primeiro membro da banca: Cristofoli, Maria Silvia
Segundo membro da banca: Silva, Ivone Maria Mendes
Terceiro membro da banca: Dallagnol, Raquel
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre as mudanças realizadas no Ensino Médio e discussões dos espaços escolares a partir dos depoimentos dos estudantes. Neste sentido, como estão sendo discutidos, planejados e modificados os espaços escolares do Ensino Médio, em relação às necessidades decorrentes das mudanças nas políticas educacionais para essa etapa da educação básica, e em que medida os jovens matriculados numa escola de ensino médio do Alto Uruguai gaúcho participam, são contemplados ou almejam na (re)configuração desses espaços? Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investigou como os jovens do Ensino Médio percebem e desejam os espaços escolares numa Escola Estadual da Região do Alto Uruguai frente às mudanças no Ensino Médio. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi bibliográfica e documental, tendo como fontes livros, artigos, teses, documentos legais e imagens fotográficas do local da pesquisa campo. A pesquisa empírica realizou-se, em uma escola pública num município do Alto Uruguai com a participação de 51(cinquenta e um) estudantes de Ensino Médio. Esse estudo revelou que os espaços escolares contemplam em partes os interesses dos alunos, sendo que, suas demandas por vezes não são atendidas pela falta de recursos da própria escola. Mesmo que ocorreram nos últimos anos algumas reformas, ainda há necessidade de investimentos para que possam ser adequados os espaços escolares e atendam satisfatoriamente os estudantes de Ensino Médio. Conclui-se, com a realização da pesquisa, que os estudantes necessitam de espaços escolares adequados e agradáveis. Desse modo, favorecendo um bom ensino-aprendizado e ao mesmo tempo estimulem o estudante contribuindo com a efetivação de uma escola de qualidade.
Palavras-chave: Ensino Médio
Espaços escolares
Mudanças curriculares
Jovens estudantes
Escolas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1807
Data do documento: 8-Jan-2018
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAY.pdf982,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.