Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1812
Tipo: Monografia
Título: Os desafios do ensino da cartografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso no município de Erechim/RS
Autor(es): Zandoná, Claudiane
Primeiro Orientador: Lindo, Paula Vanessa de Faria
Primeiro membro da banca: Lindo, Paula Vanessa de Faria
Segundo membro da banca: Deon, Alana Rigo
Terceiro membro da banca: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Resumo: A presente pesquisa propõe uma reflexão atual sobre os conteúdos de Cartografia ensinados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De forma que se confirme ou não a hipótese de que os conteúdos de Cartografia não são trabalhados de maneira suficiente para desenvolver estudantes com capacidade de visualização da organização espacial, aptos a elaborar e interpretar mapas devido as lacunas existentes nos currículos de formação de professores. Acreditamos que tais deficiências deste ensino, ocorram devido as lacunas existentes nos currículos de formação de professores quanto ao conteúdo de alfabetização cartográfica, ou seja, os professores sentem dificuldades e limitações para trabalhar com as linguagens cartográficas e consequentemente isso afeta o ensino e a aprendizagem da Cartografia Escolar. Diante disso, faz-se necessário analisar e investigar como os conteúdos de cartografia são trabalhados pelos professores dos anos iniciais em escolas pública. Para tanto, este estudo trata-se inicialmente de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, seguida de uma pesquisa de campo, qualitativa/quantitativa. Para a coleta de dados foram aplicados 22 questionários a docentes dos anos iniciais, de seis escolas públicas estaduais do município de Erechim/RS, que buscam responder ao objetivo central da pesquisa. Os questionários foram copilados em quadros de análises e posteriormente, para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2010). Este estudo revelou que a alfabetização cartográfica não é um processo bem compreendido pelas professoras respondentes. Além disso, mostrou que poucas são as propostas de trabalho realizadas com foco em alfabetização cartográfica, predominando o trabalho de localização em mapas, ou então questões de orientação espacial com outro foco, a psicomotricidade. Entre outros aspectos, por mais recursos que a escola possa oferecer, há o predomínio do uso do globo e mapa, quando utilizados. Desse modo, é possível afirmar que a formação inicial acadêmica dos professores não foi suficiente para a construção dos conhecimentos necessários para a prática educativa da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Cartografia escolar
Alfabetização cartográfica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1812
Data do documento: 19-Dez-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZANDONÁ.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.