Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1814
Tipo: Monografia
Título: Formação inicial dos professores na perspectiva da educação inclusiva
Autor(es): Lubian, Derline Carla Dall Agnol
Primeiro Orientador: Lepke, Sonize
Primeiro membro da banca: Lepke, Sonize
Segundo membro da banca: Johann, Magali Maria
Terceiro membro da banca: Ganzer, Edirléia Lúcia
Resumo: A presente pesquisa aborda a formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva nos cursos de pedagogia de universidades presenciais e à distância da região do Alto Uruguai. O direito a educação das crianças e adolescentes com deficiência está amparado na legislação vigente, porém, é necessário que para que aconteça de forma significativa haja uma formação inicial para os profissionais atuantes na área que permita o desenvolvimento do trabalho. Desta forma, foi pretendido entender com esse trabalho quais componentes curriculares que discutem os processos inclusivos estão previstos nos cursos de formação de professores para as séries iniciais, especialmente nos cursos de pedagogia da cidade de Erechim (RS) na modalidade presencial ou à distância. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e para tanto, foram analisadas as principais leis, decretos, livros, artigos e teses relacionados a este assunto. Ainda, foi feita a comparação das ementas e carga horária de seis universidades, três de modalidade presencial e três de ensino à distância. A partir da análise dos dados da pesquisa foi possível perceber que os componentes curriculares referentes à Educação Especial e Inclusão e LIBRAS de todas as universidades pesquisadas explanam aspectos relevantes e importantes para o ensino, porém a carga horária é limitada para uma formação significativa e abrangente. Por fim, evidenciou-se que a formação do professor pedagogo clama por mudanças, por qualificação do trabalho docente voltada para uma formação mais concreta que tenha por meta a realidade da sociedade/escola perante a inclusão escolar.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Formação de professores
Educação especial e inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1814
Data do documento: 21-Dez-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUBIAN.pdf331,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.