Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2066
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Desafios do gestor escolar na avaliação na educação infantil |
Author: | Comarella, Gilvana Federle |
First advisor: | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati |
Resume: | Este artigo tem como objetivos compreender as orientações presentes em documentos legais nacionais sobre a avaliação na educação infantil e problematizar desafios do gestor escolar no acompanhamento desse processo. Para tanto, realizou-se uma análise documental, tomando como fontes a LDB, BNCC e RCNEI Para a análise, procedeu-se à leitura de cada um dos documentos supracitados, de modo a identificar orientações sobre o processo avaliativo na Educação Infantil e sobre funções ou papéis do gestor escolar. Os dados analisados oferecem indícios de que os pressupostos presentes na LDB, BNCC e RCNEI, dialogam com elementos que envolvem a avaliação, contudo de forma implícita, ou melhor, pouco apresentam-se o papel do gestor no processo avaliativo e, como proceder nas práticas avaliativas, o que verifica-se são orientações sobre a avaliação da aprendizagem. |
Keywords: | Educação infantil Avaliação da aprendizagem Gestão escolar |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2066 |
Issue Date: | 24-Jan-2018 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
COMARELLA.pdf | 367,66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.