Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2066
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Desafios do gestor escolar na avaliação na educação infantil
Autor(es): Comarella, Gilvana Federle
Primeiro Orientador: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Resumo: Este artigo tem como objetivos compreender as orientações presentes em documentos legais nacionais sobre a avaliação na educação infantil e problematizar desafios do gestor escolar no acompanhamento desse processo. Para tanto, realizou-se uma análise documental, tomando como fontes a LDB, BNCC e RCNEI Para a análise, procedeu-se à leitura de cada um dos documentos supracitados, de modo a identificar orientações sobre o processo avaliativo na Educação Infantil e sobre funções ou papéis do gestor escolar. Os dados analisados oferecem indícios de que os pressupostos presentes na LDB, BNCC e RCNEI, dialogam com elementos que envolvem a avaliação, contudo de forma implícita, ou melhor, pouco apresentam-se o papel do gestor no processo avaliativo e, como proceder nas práticas avaliativas, o que verifica-se são orientações sobre a avaliação da aprendizagem.
Palavras-chave: Educação infantil
Avaliação da aprendizagem
Gestão escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2066
Data do documento: 24-Jan-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COMARELLA.pdf367,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.