Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2161
Tipo: | Monografia |
Título: | Análise dos trabalhos do III Seminário Internacional de Educação do Campo: relações agroecologia e ensino de ciências |
Autor(es): | Oliveira, Grasiele da Conceição de |
Primeiro Orientador: | Prsybyciem, Moises Marques |
Primeiro membro da banca: | Prsybyciem, Moises Marques |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Renata Portugal de |
Terceiro membro da banca: | Santos, Almir Paulo dos |
Resumo: | A perspectiva de articulação da Agroecologia e o ensino de Ciências tem merecido crescente reconhecimento nos últimos anos, tanto nos meios em que atuam os movimentos sociais e mais recentemente no meio acadêmico. Este trabalho tem o objetivo de verificar e analisar as contribuições trazidas nos artigos do III Seminário Internacional de Educação do Campo (III SIFEDOC), no Grupo de Trabalho 9 (GT 9), sobre o ensino de Ciências a partir da perspectiva da Agroecologia. A abordagem da presente pesquisa e caracterizada como qualitativa, de natureza exploratória. Os principais resultados evidenciam que apenas dois dos trabalhos articulam com a proposta do evento do referido GT 9. Os demais artigos estão indiretamente relacionados ou não abordaram o objetivo da investigação – relação ensino de Ciências e Agroecologia. Observa-se que pouco foram às contribuições obtidas nos artigos na relação pretendida, os autores não conseguiram problematizar de forma abrangente seus trabalhos devido à especificidade do tema. Tal estudo mostra a necessidade da ampliação das discussões, visando aprofundamento e sua inserção no ensino. |
Abstract/Resumen: | The perspective of articulation of Agroecology and the teaching of Sciences has deserved growing recognition in the last years, both in the media in which social movements work and more recently in the academic world. This work has the objective of verifying and analyzing the contributions made in the III International Seminar on Field Education (III ISFE), in Working Group 9 (GT 9), on the teaching of Sciences from the perspective of Agroecology. The approach of the present research is characterized as qualitative, exploratory in nature. The main results show that only two of the works articulate with the proposal of the event of the WG 9. The other articles are indirectly related or did not address the research objective - teaching relationship of Sciences and Agroecology. It should be noted that the contributions obtained in the articles in the intended relationship were not very important, the authors were unable to comprehensively problematize their work due to the specificity of the theme. This study shows the need to broaden the discussions, aiming to deepen their insertion in teaching. |
Palavras-chave: | Ecologia Agronegócio Ensino Ciência Grupo de Trabalho |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2161 |
Data do documento: | Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA.pdf | 734,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.