Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2161
Type: Monografia
Title: Análise dos trabalhos do III Seminário Internacional de Educação do Campo: relações agroecologia e ensino de ciências
Author: Oliveira, Grasiele da Conceição de
First advisor: Prsybyciem, Moises Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Prsybyciem, Moises Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Renata Portugal de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Almir Paulo dos
Resume: A perspectiva de articulação da Agroecologia e o ensino de Ciências tem merecido crescente reconhecimento nos últimos anos, tanto nos meios em que atuam os movimentos sociais e mais recentemente no meio acadêmico. Este trabalho tem o objetivo de verificar e analisar as contribuições trazidas nos artigos do III Seminário Internacional de Educação do Campo (III SIFEDOC), no Grupo de Trabalho 9 (GT 9), sobre o ensino de Ciências a partir da perspectiva da Agroecologia. A abordagem da presente pesquisa e caracterizada como qualitativa, de natureza exploratória. Os principais resultados evidenciam que apenas dois dos trabalhos articulam com a proposta do evento do referido GT 9. Os demais artigos estão indiretamente relacionados ou não abordaram o objetivo da investigação – relação ensino de Ciências e Agroecologia. Observa-se que pouco foram às contribuições obtidas nos artigos na relação pretendida, os autores não conseguiram problematizar de forma abrangente seus trabalhos devido à especificidade do tema. Tal estudo mostra a necessidade da ampliação das discussões, visando aprofundamento e sua inserção no ensino.
Abstract: The perspective of articulation of Agroecology and the teaching of Sciences has deserved growing recognition in the last years, both in the media in which social movements work and more recently in the academic world. This work has the objective of verifying and analyzing the contributions made in the III International Seminar on Field Education (III ISFE), in Working Group 9 (GT 9), on the teaching of Sciences from the perspective of Agroecology. The approach of the present research is characterized as qualitative, exploratory in nature. The main results show that only two of the works articulate with the proposal of the event of the WG 9. The other articles are indirectly related or did not address the research objective - teaching relationship of Sciences and Agroecology. It should be noted that the contributions obtained in the articles in the intended relationship were not very important, the authors were unable to comprehensively problematize their work due to the specificity of the theme. This study shows the need to broaden the discussions, aiming to deepen their insertion in teaching.
Keywords: Ecologia
Agronegócio
Ensino
Ciência
Grupo de Trabalho
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2161
Issue Date: Sep-2018
Appears in Collections:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLIVEIRA.pdf734,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.