Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/218
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A constituição identitária do professor espanhol em formação inicial: comunidade imaginada, investimento e comunidade de prática
Autor(es): Ribas, Djuli Schillreff
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de compreender como os estudantes universitários de língua espanhola de um curso de Letras Português-Espanhol constroem as suas identidades no contexto de formação inicial, além de analisar a relação entre o investimento, as comunidades imaginadas (NORTON, 2000, 2011, 2013) e as comunidades de prática (WENGER, 2007) no processo de construção identitária como professores de espanhol. A pesquisa é de natureza qualitativa, com perspectiva interpretativista, utilizando como instrumento de coleta primário, uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que há mudanças identitárias quanto ao investimento na carreira docente que, inicialmente, não estava presente na maioria dos professores em formação. Entretanto, é possível observar que os alunos não enfatizam a predileção pela atuação como professores de língua espanhola, ao contrário do que ocorre com a língua portuguesa. lsso pode ser compreendido pela falta de uma comunidade imaginada e comunidade de prática e pelo pouco investimento na aprendizagem de espanhol, pois os acadêmicos demonstram incerteza frente aos objetivos e ao capital cultural resultante dessa aprendizagem.
Palavras-chave: Língua espanhola
Aprendizagem
Ensino
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/218
Data do documento: 23-Jul-2014
23-Jul-2014
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBAS.pdf793,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.