Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2194
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Compreensões da não neutralidade da CT construídas em práticas educativas CTS com enfoque na educação ambiental na educação básica
Autor(es): Santos, Rosemar Ayres dos
Brum, Débora Larissa
Fucks, Patrícia Marasca
Resumo: Frente a percepção da necessidade de discussões mais elaboradas acerca das questões ambientais na sociedade contemporânea, nessa pesquisa analisamos práticas educativas CTS com enfoque em temáticas ambientais na Educação Básica, publicadas nas onze edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Assim, investigamos: Como e se as práticas educativas com enfoque CTS discutem a Educação Ambiental? Para a análise do corpus utilizamos a Análise Textual Discursiva. Dessa análise resultaram duas tendências: 1) As práticas educativas e os mitos da neutralidade da CT; 2) Percepção da não neutralidade no desenvolvimento da CT e crítica a sociedade de consumo. Concluímos que, apesar das práticas abordarem temáticas relevantes para a formação crítica do estudante, possuem uma visão mais voltada para os impactos ambientais relacionados ao pós-produção da CT.
Palavras-chave: Educaçao
Ciências
Tecnologia educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidad Pedagógica Nacional
Sigla da Instituição: UPN
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2194
Data do documento: 2018
Título: Revista Tecné, Episteme y Didaxis
Nímero: Número especial
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FUCKS.pdf116,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.