Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2194
Type: Artigo de Periódico
Title: Compreensões da não neutralidade da CT construídas em práticas educativas CTS com enfoque na educação ambiental na educação básica
Author: Santos, Rosemar Ayres dos
Brum, Débora Larissa
Fucks, Patrícia Marasca
Resume: Frente a percepção da necessidade de discussões mais elaboradas acerca das questões ambientais na sociedade contemporânea, nessa pesquisa analisamos práticas educativas CTS com enfoque em temáticas ambientais na Educação Básica, publicadas nas onze edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Assim, investigamos: Como e se as práticas educativas com enfoque CTS discutem a Educação Ambiental? Para a análise do corpus utilizamos a Análise Textual Discursiva. Dessa análise resultaram duas tendências: 1) As práticas educativas e os mitos da neutralidade da CT; 2) Percepção da não neutralidade no desenvolvimento da CT e crítica a sociedade de consumo. Concluímos que, apesar das práticas abordarem temáticas relevantes para a formação crítica do estudante, possuem uma visão mais voltada para os impactos ambientais relacionados ao pós-produção da CT.
Keywords: Educaçao
Ciências
Tecnologia educacional
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidad Pedagógica Nacional
Acronym of the institution: UPN
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2194
Issue Date: 2018
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Tecné, Episteme y Didaxis
metadata.dc.citation.issue: Número especial
Appears in Collections:Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FUCKS.pdf116,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.