Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2194
Type: Artigo de Periódico
Título : Compreensões da não neutralidade da CT construídas em práticas educativas CTS com enfoque na educação ambiental na educação básica
Author: Santos, Rosemar Ayres dos
Brum, Débora Larissa
Fucks, Patrícia Marasca
Resume: Frente a percepção da necessidade de discussões mais elaboradas acerca das questões ambientais na sociedade contemporânea, nessa pesquisa analisamos práticas educativas CTS com enfoque em temáticas ambientais na Educação Básica, publicadas nas onze edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Assim, investigamos: Como e se as práticas educativas com enfoque CTS discutem a Educação Ambiental? Para a análise do corpus utilizamos a Análise Textual Discursiva. Dessa análise resultaram duas tendências: 1) As práticas educativas e os mitos da neutralidade da CT; 2) Percepção da não neutralidade no desenvolvimento da CT e crítica a sociedade de consumo. Concluímos que, apesar das práticas abordarem temáticas relevantes para a formação crítica do estudante, possuem uma visão mais voltada para os impactos ambientais relacionados ao pós-produção da CT.
Palabras clave : Educaçao
Ciências
Tecnologia educacional
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidad Pedagógica Nacional
Acronym of the institution: UPN
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2194
Fecha de publicación : 2018
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Tecné, Episteme y Didaxis
metadata.dc.citation.issue: Número especial
Aparece en las colecciones: Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FUCKS.pdf116,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.