Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/221
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Livro didático de língua portuguesa: perspectivas de ensino
Autor(es): Callegaro, Thaís Paz
Resumo: O livro didático de língua portuguesa, muitas vezes, é o único aporte teórico e metodológico utilizado por professores da área para ministrar suas aulas, material esse que frequentemente fragmenta os eixos de ensino (leitura, gramática e produção textual) e traz o ensino de gramática voltado para a prática tradicional/normativa, o que dificulta o aprendizado do aluno. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo melhor conhecer a(s) perspectiva(s) de gramática adotada no livro Português Contexto, Interlocução e Sentido, de Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcelo Pontara. Partindo de uma concepção de língua como forma de ação, o referencial teórico traz autores que defendem o ensino da gramática por meio da prática de análise linguística, em que o aluno aprende aspectos linguísticos por meio do uso real, no texto. Para analisar qual a concepção de gramática predomina no corpus analisado, utilizamos como procedimento metodológico os critérios elaborados por Mendonça (2006), que aborda as diferenças entre o ensino de Língua Portuguesa pautado na gramática tradicional e o ensino de Língua Portuguesa a partir da perspectiva da análise linguística. Com os resultados, podemos identificar que, embora o livro em questão traga, parcialmente, questões de análise linguística, ainda não consegue se desvincular da forma tradicional de ensino de gramática.
Abstract/Resumen: El libro didáctico de lengua portuguesa, muchas veces, es el único aporte teórico y metodológico utilizado por los profesores de esta área para impartir clases, material ese que muchas veces fragmenta los eixos de enseñanza (lectura, gramática e producción textual) y trae la enseñanza de gramática vuelto para la práctica tradicional/gramatical, lo que dificulta el aprendizaje del aluno. Para tanto, essa pesquisa tiene como objetivo mejor conocer a(s) perspectiva(s) de gramática adoptada en el libro Portugués Contexto Interlocução e Sentido, de Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre y Marcelo Pontara. Partiendo de una concepción de lengua como forma de acción, el referencial teórico trae autores que defienden la enseñanza de gramática por medio de práctica de la analice lingüística, en que el aluno aprende aspectos lingüísticos por medio del uso real, en el texto. Para analizar cual la concepción de gramática predomina en el capitulo analizado , utilizamos como procedimiento metodológico los criterios elaborados por Mendonça (2006), que aborda las diferencias entre la enseñanza de lengua portuguesa pautada en la gramática tradicional y la enseñanza a partir de la perspectiva de la analice lingüística. Con los resultados, podemos identificar qué mismo el libro trayendo, parcialmente, cuestiones de analice lingüística, aunque no consigue se desvincular de la forma tradicional de enseñanza de gramática.
Palavras-chave: Livro didático
Ensino aprendizagem
Gramática
Análise linguística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/221
Data do documento: 23-Jul-2014
23-Jul-2014
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CALLEGARO.pdf10,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.