Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/225
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Representações discursivas acerca dos parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa: a (não) interferência no trabalho docente com o ensino de gêneros textuais
Autor(es): Stefanello, Claridiane de Camargo
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo identificar a representação de um professor de Língua Portuguesa acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série, do Ensino Fundamental e a interferência desse documento no trabalho do professor com o ensino de gêneros textuais. Para isso, fizemos uso do quadro teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Bronckart (1999), Machado (2009) e Machado e Bronckart (2004, 2009). No que diz respeito à metodologia, foi analisado o contexto de trabalho de um professor de LP, com o corpus constituído por uma entrevista, seguida de transcrição. Desse modo, primeiramente, foi realizada uma análise pré-textual, que comporta o contexto de produção dos textos, e, em seguida, uma análise textual, abrangendo três níveis interligados: o organizacional, o enunciativo e o semântico. Os resultados apontam para uma rejeição aos PCNs, fator que possivelmente promove um trabalho pautado em uma perspectiva que demonstra não valorizar a linguagem como forma de interação social.
Abstract/Resumen: El presente trabajo tiene el objetivo de diagnosticar la realidad escolar, a fin de identificar la representación del profesor de Lengua Portuguesa acerca de los “Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série”, de la Enseñanza Fundamental y la interferencia del documento en el trabajo del profesor con la enseñanza de géneros textuales. Para eso, hicimos utilización del cuadro teórico-metodológico y analítico del Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado en los escritos de Bronckart (1999), Machado (2009) y Machado e Bronckart (2004, 2009). En lo que dice respecto a la metodología, fue analizado el contexto del trabajo de un profesor de LP, con el corpus constituido por una entrevista, seguida de transcripción. Dese modo, primeramente, fue realizada un análisis pre-textual, que comporta el contexto de producción de los textos, y, en seguida un análisis textual, con tres niveles interconectados: el organizacional, el enunciativo y el semántico. Los resultados apuntan para un rechazo a los PCNs, factor que posiblemente promueve un trabajo rayado en una perspectiva que demuestra no valorizar el lenguaje como forma de interacción social.
Palavras-chave: Parâmetros curriculares nacionais
Língua portuguesa
Gêneros textuais
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/225
Data do documento: 24-Jun-2015
24
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STEFANELLO.pdf877,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.