Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/230
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | (Re)configuração do trabalho do professor na olímpiada de língua portuguesa "escrevendo o futuro" |
Autor(es): | Heineck, Francieli |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender como se dá o processo de (re)configuração do trabalho docente em textos prescritivos, especificamente na Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. Para isso, foram utilizados os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo [BRONCKART (1999); MACHADO; BRONCKART (2004, 2009); ABREU-TARDELLI (2004)]. Dessa forma, realizaram-se dois tipos de análise: a pré-textual, relacionada ao contexto de produção, e a textual, que engloba os níveis organizacional, enunciativo e semântico. Os resultados sinalizam que o corpus analisado apresenta um forte caráter prescritivo e que há um falso protagonismo atribuído ao professor de Língua Portuguesa, uma vez que ele é tratado como um agente que precisa receber instruções sobre como desenvolver sua atividade docente. Desse modo, predominantemente, não são observados momentos em que o professor é visto como um ator, ou seja, como um sujeito dotado de razões e recursos para seu agir. |
Abstract/Resumen: | Este artículo tiene como objetivo comprender como ocurre el proceso de (re)configuración del trabajo docente en textos prescriptivos, específicamente en la Olimpiada de Lengua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. Para eso, fueron utilizados los presupuestos teórico-metodológicos del Interacionismo Sociodiscursivo [BRONCKART (1999); MACHADO; BRONCKART (2004, 2009); ABREU-TARDELLI (2004)]. De esa forma, se realizaron dos tipos de análisis: la pre-textual, relacionada al contexto de producción, y la textual, que engloba los niveles organizacional, enunciativo y semántico. Los resultados señalan que el corpus analizado presente un fuerte carácter prescriptivo y que hay un falso protagonismo atribuido al profesor de Lengua Portuguesa, una vez que él es tratado como un agente que precisa recibir instrucciones sobre cómo desenvolver su actividad docente. De ese modo, predominantemente, no son observados momentos en que el profesor es visto como un actor, o sea, como un sujeto dotado de razones y recursos para su actuación. |
Palavras-chave: | Docência Língua portuguesa Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/230 |
Data do documento: | 24-Jun-2015 24 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HEINECK.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.