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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2398
Tipo: | Monografia |
Título: | Autonomia na Educação Infantil: conceitos e reflexões pedagógicas |
Autor(es): | Klimaszewski, Fernanda |
Primeiro Orientador: | Johann, Magali Maria |
Primeiro membro da banca: | Johann, Magali Maria |
Segundo membro da banca: | Bukowski, Chaiane |
Terceiro membro da banca: | Salvi, Luciana Rita Bellincanta |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo abordar a Autonomia na Educação Infantil: Conceitos e Reflexões Pedagógicas. Neste sentido, o trabalho procura discutir e observar o conceito de autonomia nos documentos que norteiam a educação infantil, que são eles, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)-1998, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI)-2009 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)-2017, como também em algumas práticas pedagógicas escolares desenvolvidas no estágio curricular supervisionado da Universidade Federal da Fronteira Sul. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa foi bibliográfica, documental e análise de conteúdo do relatório de estágio curricular supervisionado, tendo como fonte livros, teses, artigos, documentos e normativas com a finalidade de evidenciar as contribuições teóricas e concepções acerca do tema pesquisado. Foram utilizados autores como Paulo Freire (1996), Miguel Zabalza (1998), Luciana Salvi (2018), Márcia Regina dos Santos Juliana de Alcântara Silveira Rubio (2014), Caroline Lobo Santos de Queiroz e Mary Silvia Miguel Falcão (2011). Com este estudo e análise realizada percebe-se que o conceito de autonomia é abordado em alguns documentos de forma subjetiva e em alguns momentos de forma explícita. No primeiro documento analisado, o RCNEI (1998), o conceito de autonomia é objetivo, define claramente o conceito e o relaciona com os demais conceitos e atividades a ser desenvolvidas no planejamento pedagógico. O mesmo não acontece nos demais documentos, DCNEI (2009) e BNCC (2017). Nesses, o conceito de autonomia é subjetivo ou pouco mencionado e compreende-se o mesmo como sendo atrelado ao cuidado da própria criança na hora da higiene, da alimentação, de vestir-se e da possibilidade de escolha da criança ao brincar e tomar decisões. Em relação à prática pedagógica escolar analisada no relatório de estágio curricular supervisionado, percebe-se que existem muitas possibilidades de as crianças, em seu cotidiano, construírem sua autonomia. Percebe-se que autonomia é um conceito que poderia estar sendo refletido e contemplado no planejamento e nas práticas do professor da educação infantil diariamente e pela pesquisa realizada percebe-se que se trata de um conceito marginalizado e carente de discussões. Aqui encerra-se uma parte da pesquisa e sugere-se a busca, a continuidade da pesquisa sobre a construção da autonomia em outras etapas da educação e em outros espaços não formais. |
Palavras-chave: | Pedagogia Educação Infantil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2398 |
Data do documento: | 1-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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