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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Bilinguismo e formação de professores em libras na ANPED
Autor(es): Silvestrin, Sabrine
Nabar, Sonara
Primeiro Orientador: Gräff, Patrícia
Resumo: Essa pesquisa analisa os trabalhos apresentados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, entre os anos de 2005 e 2017. Busca caracterizar o cenário da educação bilíngue a partir das pesquisas apresentadas na ANPEd, nos grupos de trabalho (GT) 08 - formação de professores e 15 - Educação Especial. Trata de um estudo qualitativo, baseado em 10 artigos acadêmicos lidos e analisados na íntegra. A partir dos temas que mais se destacaram, caracteriza duas categorias analíticas: bilinguismo e formação de professores. Os resultados apontam que a estrutura organizacional, a falta de recursos humanos e de formação específica têm inviabilizado a materialização de propostas bilíngues para a educação de surdos e ouvintes. Sinalizam, ainda, que a formação inicial e a formação continuada de professores se mostram insuficientes para atender as particularidades dos surdos. Conclui que a educação bilíngue somente será possível a partir de investimentos consistentes na formação inicial e continuada de professores.
Abstract/Resumen: This research analyses the work presented at the National Association of Postgraduate and Research in Education — ANPED, between the years of 2005 to 2017. Seeks to characterize the scenario of bilingual education from researches presented at ANPEd, in the Working Groups (WG) 08 — Teacher Training and 15 — Special Education. It is a qualitative study, based on 10 academic articles read and analyzed in full. From the most outstanding themes. it characterizes two analytical categories: bilingualism and teacher training. The results point out that the organizational structure. the lack of human resources and specific training have made it impossible to materialize bilingual proposals for the education of deaf and listeners. They also indicate that the initial training and continuing training of teachers are insufficient to meet the particularities of the deaf. It concludes that bilingual education will only be possible. with consistent investments in the initial and continuing training of teachers.
Palavras-chave: Pesquisa educacional
Bilinguismo
Formação continuada do professor
Língua brasileira de sinais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2453
Data do documento: 2018
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