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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Metodologia da problematização: um olhar a partir da literatura infantil
Autor(es): Janoelo, Chaiane Zanini da Silva
Fin, Rosangela
Primeiro Orientador: Lanes, Erone Hemann
Primeiro coorientador: Graff, Patrícia
Resumo: A metodologia da problematização é uma das maneiras ativas de ensino e aprendizagem, que visa superar o modelo tradicional de educação por meio do protagonismo da criança, fator que permeia as atuais discussões do cenário educacional. O objetivo deste estudo consiste em investigar como a metodologia problematizadora se apresenta em obras de literatura infantil a partir do embasamento teórico que apresenta três vertentes e contextualiza breve e historicamente a literatura. A fonte de investigação é composta por três obras de literatura infantil, selecionadas no acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola, do ano de 2012. As discussões teóricas são pautadas nos estudos de Berbel (2012), Costa (2008), Lajolo e Zilberman (1988). A pesquisa tem cunho qualitativo, de caráter exploratório e utiliza a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a presença das etapas da metodologia problematizadora nas obras literárias, bem como a possibilidade de articulação entre a metodologia da problematização e a literatura infantil, servindo como importante recurso pedagógico para a formação da criança como sujeito leitor.
Abstract/Resumen: The problematization of methodology is one of the actives manners of teaching and learning, that seeks to overcome the traditional model of education through the protagonism of child, a fact that surrounds actual discussions of the educational scenario. The main point of this research consists in to investigate how the problematization of methodology presents itself into pieces of child literature from theorical foundation that shows three ways and contextualize short and historically the literature. The investigation source is made up by three childish literature Works, selected at the National Program of school library, of the year 2012. Theorical discussions are featured in Berbel studies (2012), Costa (2008), Lajolo e Zilberman (1988). The reaserch is qualitative, and has an exploratory caracter, utilizes the content analysis technique. The results substantiate presence of problematization methodology stages in literature Works, as well as the possibility of articulation between problematization and childish literature, providing an important pedagogical recourse to develop the child as a reader.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Literatura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2460
Data do documento: 2018
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