Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2541
Type: Artigo Cientifico
Title: A produção escrita no livro didático de Língua Portuguesa: a formação do aluno como sujeito-autor de textos
Author: Fontana, Camila Regina
First advisor: Luz, Mary Neiva Surdi da
Resume: Este trabalho versa acerca das formulações dos exercícios de produção textual nos livros didáticos de Língua Portuguesa do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e, a partir disso, traçamos o objetivo de pensar a formação do aluno como um sujeito-autor de textos. A metodologia que compõe este trabalho se deu a partir da delimitação do corpus, por meio de três Recortes Discursivos (RD’s) que foram estabelecidos através da análise de todos os exercícios de produção textual. Orlandi (2009) nos auxiliou na compreensão do jogo de posições queo aluno participa a partir de determinada formulação e, além disso, concebe o sujeito, a língua e o discurso de modo a relacionar-se com nosso objeto pesquisado.Com isso, apresentamos nesse trabalho três quadros que objetivam mostrar as formulações dos exercícios analisados, bem como o nosso gesto de interpretação acerca desse jogo em que o aluno pode ter uma maior ou menor autonomia de escrita, mesmo considerando o ato ilusório que existe por trás de uma produção dita autônoma. No primeiro quadro, apresentamos aquelas formulações que fornecem uma autonomia ilusória de escrita, no segundo temos um caminho bem direcionado e um jogo de posições em que o já-dito e o que tem a se dizer são delimitados por linhas tênues. E, por fim, apresentamos no último quadro as formulações em que predomina uma posição silenciada por um já-dito, proferido em um passado recente, ou seja, prevalece a retomada por meio da paráfrase. Diante disso, entendemos que essa pesquisa nos auxiliou no entendimento de como as formulações direcionam um modo de escrita, ora para uma constituição de um sujeito-autor de textos, ora para um reprodutor de ideias já consagradas.
Abstract: Este trabajo trata de las formulaciones de ejercicios de producción textual en los libros didácticos de Lengua Portuguesa del 1º al 3º año de la enseñanza media y, a partir de eso, articulamos el objetivo de pensar la formación del alumno como sujeto-autor de textos. La metodología que compone este trabajo fue pensada de acuerdo con la delimitación del corpus a partir de tres Recortes Discursivos (RD’s) que fueron establecidos a través del análisis de todos los ejercicios de producción textual. Orlandi (2009) nos auxilió en la comprensión del juego de posiciones que el alumno participa a partir de determinada formulación e, ademais, concibe el sujeto, la lengua y el discurso de modo a mostrar las formulaciones de los ejercicios analizados, bien como nuestro gesto de interpretación acerca de ese juego en que el alumno puede tener una mayor o menor autonomía de escrita, aunque se considere el acto de ilusión que existe por de tras de una producción dicha autónoma. En el primero cuadro, presentamos aquellas formulaciones que fornecen una autonomía no verdadera de escrita; en el segundo, tenemos un camino bien direccionado e un juego de posiciones en que lo ya dicho y lo que se tiene a decir son delimitados por líneas tenues; y, por fin, presentamos en el último cuadro las formulaciones en que predomina una posición silenciada por un ya dicho, proferido en un pasado próximo, o sea, prevalece la retomada por medio de la paráfrasis. Delante de eso, entendemos que esa investigación nos auxilió en el entendimiento de cómo las formulaciones direccionan un modo de escrita, ora para una creación de un sujeto autor de texto, ora para un reproductor de ideas ya consagradas.
Keywords: Ensino médio
Livro didático
Escrita (Linguística)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2541
Issue Date: 2017
Appears in Collections:TCC Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FONTANA.pdf703,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.