Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2567
Tipo: Monografia
Título: Formação de professores para o atendimento de crianças com deficiências na educação básica
Autor(es): Rotta, Andréia
Primeiro Orientador: Ziesmann, Cleusa Inês
Primeiro membro da banca: Batista, Jeize de Fátima
Segundo membro da banca: Bölter, Serli Genz
Resumo: Este artigo tem como tema central a inclusão de alunos com deficiências nas salas do ensino regular e a formação de professores para o atendimento dessas crianças nas escolas de Educação Básica do município de Porto Xavier, RS. O objetivo do estudo, portanto, é compreender a forma como se dá esse processo de inclusão dos alunos deficientes e a percepção dos professores a respeito dessa nova realidade. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica com autores que dialogam com a inclusão escolar e a formação docente, fundamentais na análise da realidade observada. Em seguida foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que atuam nas salas da Educação Básica e com especialistas em salas multifuncionais de duas escolas da cidade. Na etapa seguinte foram realizadas observações que permitiram conhecer as práticas pedagógicas realizadas no atendimento de crianças com deficiências. Toda a análise realizada e apresentada comprova que a escola e os profissionais da educação possuem um papel fundamental no processo inclusivo e na aprendizagem dos alunos com deficiências. Acredita-se, portanto, que é necessário que as instituições de ensino reorganizem as suas ações com vistas às práticas pedagógicas no atendimento de alunos incluídos, a fim de que possam ser respeitados de acordo com o seu desenvolvimento durante o processo de aprendizagem.
Abstract/Resumen: This article is focused on the inclusion of students with disabilities in the rooms of regular education and training of teachers for the care of these children in schools Basic Education of the city of Porto Xavier. The objective therefore is to understand how is this process of inclusion of disabled students and the perception of the teachers regarding this new reality. Initially held up a literature with authors that dialogue with the school inclusion and teacher training, fundamental in the analysis of observed reality. Then semi-structured interviews were conducted with teachers who work in the Basic Education to experts rooms and function rooms in two schools in the city. The next step observations were made that allowed knowing the pedagogical practices carried out in caring for children with disabilities. All the analysis and presented proves that school and education professionals have a key role in the inclusive process and learning of students with disabilities. It is believed, therefore, the need for educational institutions reorganize their actions with a view to pedagogical practices in attendance included students in order for them to be respected in accordance with its development during the learning process.
Palavras-chave: Educação
Ensino fundamental
Formação de professores
Pessoas com deficiência
Inclusão escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2567
Data do documento: 2-Dez-2015
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rotta.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.