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Type: Monografia
Title: O acolhimento na creche: estratégias para pensar a pedagogia dos começos
Author: Nicolli, Deoclécia Francisca da Silva
First advisor: Souza, Flávia Burdzinski de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Flávia Burdzinski de
metadata.dc.contributor.referee2: Johann, Magali Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Beatrici, Alexandra Ferronato
Resume: Ao defendermos uma educação de qualidade se faz necessário partir de elementos da primeira etapa da educação básica, a Educação Infantil. Para que a criança, como um sujeito de direitos e como o centro do planejamento (BRASIL, 2009) seja devidamente acolhida no espaço escolar é necessário pensar em estratégias para acolhê-la. Deste modo, este trabalho propôs-se investigar sobre as primeiras experiências vividas pelas crianças da creche ao entrar na escola, bem como as estratégias adotadas pelas professoras durante o processo de inserimento. Para desenvolver o assunto, foram utilizados como caminho metodológicos uma pesquisa bibliográfica e documental, com autores e documentos que normatizam a Educação Infantil e que escrevem sobre “adaptação”, “acolhimento”, “crianças” e “Pedagogia dos começos”; e uma pesquisa de campo com uso de questionários on-line com professores (as) de bebês e crianças bem pequenas (0 a 3 anos), com o intuito de saber as estratégias usadas pelas mesmas no período de inserção das crianças na escola. Este trabalho justifica-se depois de estudar, durante o curso de Pedagogia, sobre as conquistas das crianças ao longo do tempo, bem como a mudança na visão de criança que existe hoje, o que consequentemente modifica o modo como a escola organiza seu espaço e as situações vividas com as crianças, criando um ambiente acolhedor, de qualidade e que respeite os princípios de uma escola de infância. Esta pesquisa teve o objetivo de mostrar que as escolas precisam rever o conceito de adaptação e considerar o conceito de acolhimento para que se efetive uma Educação Infantil que respeite os tempos e desejos das crianças, efetivando a criança como o centro do planejamento pedagógico, conforme apontam as políticas educacionais que normatizam esta etapa (BRASIL, 2009). Assim o trabalho se estruturou em quatro capítulos. O primeiro capítulo apresenta a metodologia usada para desenvolver a pesquisa; logo após no segundo capítulo teorizou-se sobre a Educação Infantil, seus princípios e história juntamente com o conceito de criança. O acolhimento e a adaptação são conceitos discutidos no terceiro capítulo, que também buscou apresentar trabalhos que já foram realizados sobre este mesmo tema. O quarto e último capítulo desenvolve a análise de dados, relacionando as respostas obtidas por meio dos questionários e traçando um paralelo com as teorias encontradas na pesquisa bibliográfica e no estado de conhecimento. Este trabalho trouxe algumas discussões sobre as contribuições da Pedagogia da Infância e dos Começos para a educação. Foi concluído que o acolhimento é um método de trabalho que deve respeitar e considerar as especificidades das crianças; os professores(as) que passam por esse processo, precisam estudar e refletir sobre este momento, juntamente com as crianças e famílias, buscando assim estratégias que atendam as necessidades de cada criança, respeitando-as nas suas singularidades.
Keywords: Educação Infantil
Crianças
Creches
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2595
Issue Date: 14-Feb-2019
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