Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cristofoli, Maria Silvia-
dc.contributor.referee1Cristofoli, Maria Silvia-
dc.contributor.referee2Dallagnol, Raquel-
dc.contributor.referee3Bukowski, Chaiane-
dc.creatorRibas, Francieli Bastos-
dc.date2018-12-
dc.date.accessioned2019-03-14T20:53:08Z-
dc.date.available2019-03-14T20:53:08Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2600-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe investigar quais são os desafios e as possibilidades dos gestores de escolas Estaduais de Erechim/RS na aplicação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A partir desta temática foram definidos como objetivos específicos: Conhecer como se concretiza o funcionamento do PNAE nas Escolas Estaduais vinculadas à 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); e identificar quais os desafios enfrentados pelos gestores na implementação do programa na escola. Tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica, Programa Nacional de Alimentação Escolar e Gestão Escolar, foram selecionadas a legislação e livros que abordassem esse tema. Ainda, para a fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa de Estado de Conhecimento, na perspectiva de encontrar trabalhos que abrangessem a temática PNAE. Essa busca foi realizada na plataforma Scielo, nos anos de 2013 a 2017. Nesta se selecionaram seis artigos que tratavam sobre o assunto. Após, foram realizadas quatro entrevistas com questionário semi- estruturado com gestores de escolas de Erechim/RS, escolhidos a partir do número de matriculas referentes ao ano de 2017. Transcritas as entrevistas, construiu-se duas categorias de análise de dados. As categorias foram nomeadas como: O funcionamento do PNAE no recorte das escolas analisadas; e os desafios da gestão dos recursos financeiros no recorte do PNAE. As considerações finais desta pesquisa apontam como principal desafio enfrentado pelo gestor a burocratização no procedimento de operacionalização do programa, tanto no âmbito dos processos de compras como no de prestação de contas do PNAE. Além disso, o valor repassado nem sempre condiz com os gêneros alimentícios descritos no cardápio. Como possibilidade na aplicação do PNAE, destaca-se a importância de proporcionar para as crianças uma merenda escolar nutritiva e de qualidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-19T13:50:20Z No. of bitstreams: 1 RIBAS.pdf: 1586685 bytes, checksum: e37d6c54412498eb6abcbe2e3690c037 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T20:53:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIBAS.pdf: 1586685 bytes, checksum: e37d6c54412498eb6abcbe2e3690c037 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T20:53:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIBAS.pdf: 1586685 bytes, checksum: e37d6c54412498eb6abcbe2e3690c037 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração da educaçãopt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectMerenda escolarpt_BR
dc.titlePrograma Nacional de Alimentação Escolar - possibilidades e limitações: um estudo sob o olhar de gestores de escolas estaduais de Erechimpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RIBAS.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.