Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2600
Type: Monografia
Título : Programa Nacional de Alimentação Escolar - possibilidades e limitações: um estudo sob o olhar de gestores de escolas estaduais de Erechim
Author: Ribas, Francieli Bastos
First advisor: Cristofoli, Maria Silvia
metadata.dc.contributor.referee1: Cristofoli, Maria Silvia
metadata.dc.contributor.referee2: Dallagnol, Raquel
metadata.dc.contributor.referee3: Bukowski, Chaiane
Resume: A presente pesquisa propõe investigar quais são os desafios e as possibilidades dos gestores de escolas Estaduais de Erechim/RS na aplicação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A partir desta temática foram definidos como objetivos específicos: Conhecer como se concretiza o funcionamento do PNAE nas Escolas Estaduais vinculadas à 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); e identificar quais os desafios enfrentados pelos gestores na implementação do programa na escola. Tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica, Programa Nacional de Alimentação Escolar e Gestão Escolar, foram selecionadas a legislação e livros que abordassem esse tema. Ainda, para a fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa de Estado de Conhecimento, na perspectiva de encontrar trabalhos que abrangessem a temática PNAE. Essa busca foi realizada na plataforma Scielo, nos anos de 2013 a 2017. Nesta se selecionaram seis artigos que tratavam sobre o assunto. Após, foram realizadas quatro entrevistas com questionário semi- estruturado com gestores de escolas de Erechim/RS, escolhidos a partir do número de matriculas referentes ao ano de 2017. Transcritas as entrevistas, construiu-se duas categorias de análise de dados. As categorias foram nomeadas como: O funcionamento do PNAE no recorte das escolas analisadas; e os desafios da gestão dos recursos financeiros no recorte do PNAE. As considerações finais desta pesquisa apontam como principal desafio enfrentado pelo gestor a burocratização no procedimento de operacionalização do programa, tanto no âmbito dos processos de compras como no de prestação de contas do PNAE. Além disso, o valor repassado nem sempre condiz com os gêneros alimentícios descritos no cardápio. Como possibilidade na aplicação do PNAE, destaca-se a importância de proporcionar para as crianças uma merenda escolar nutritiva e de qualidade.
Palabras clave : Administração da educação
Alimentação escolar
Merenda escolar
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2600
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RIBAS.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.