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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2600| Type: | Monografia |
| Título : | Programa Nacional de Alimentação Escolar - possibilidades e limitações: um estudo sob o olhar de gestores de escolas estaduais de Erechim |
| Author: | Ribas, Francieli Bastos |
| First advisor: | Cristofoli, Maria Silvia |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Cristofoli, Maria Silvia |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Dallagnol, Raquel |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Bukowski, Chaiane |
| Resume: | A presente pesquisa propõe investigar quais são os desafios e as possibilidades dos gestores de escolas Estaduais de Erechim/RS na aplicação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A partir desta temática foram definidos como objetivos específicos: Conhecer como se concretiza o funcionamento do PNAE nas Escolas Estaduais vinculadas à 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); e identificar quais os desafios enfrentados pelos gestores na implementação do programa na escola. Tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica, Programa Nacional de Alimentação Escolar e Gestão Escolar, foram selecionadas a legislação e livros que abordassem esse tema. Ainda, para a fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa de Estado de Conhecimento, na perspectiva de encontrar trabalhos que abrangessem a temática PNAE. Essa busca foi realizada na plataforma Scielo, nos anos de 2013 a 2017. Nesta se selecionaram seis artigos que tratavam sobre o assunto. Após, foram realizadas quatro entrevistas com questionário semi- estruturado com gestores de escolas de Erechim/RS, escolhidos a partir do número de matriculas referentes ao ano de 2017. Transcritas as entrevistas, construiu-se duas categorias de análise de dados. As categorias foram nomeadas como: O funcionamento do PNAE no recorte das escolas analisadas; e os desafios da gestão dos recursos financeiros no recorte do PNAE. As considerações finais desta pesquisa apontam como principal desafio enfrentado pelo gestor a burocratização no procedimento de operacionalização do programa, tanto no âmbito dos processos de compras como no de prestação de contas do PNAE. Além disso, o valor repassado nem sempre condiz com os gêneros alimentícios descritos no cardápio. Como possibilidade na aplicação do PNAE, destaca-se a importância de proporcionar para as crianças uma merenda escolar nutritiva e de qualidade. |
| Palabras clave : | Administração da educação Alimentação escolar Merenda escolar |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2600 |
| Fecha de publicación : | 2018 |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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