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Tipo: Monografia
Título: Programa Nacional de Alimentação Escolar - possibilidades e limitações: um estudo sob o olhar de gestores de escolas estaduais de Erechim
Autor(es): Ribas, Francieli Bastos
Primeiro Orientador: Cristofoli, Maria Silvia
Primeiro membro da banca: Cristofoli, Maria Silvia
Segundo membro da banca: Dallagnol, Raquel
Terceiro membro da banca: Bukowski, Chaiane
Resumo: A presente pesquisa propõe investigar quais são os desafios e as possibilidades dos gestores de escolas Estaduais de Erechim/RS na aplicação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A partir desta temática foram definidos como objetivos específicos: Conhecer como se concretiza o funcionamento do PNAE nas Escolas Estaduais vinculadas à 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); e identificar quais os desafios enfrentados pelos gestores na implementação do programa na escola. Tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica, Programa Nacional de Alimentação Escolar e Gestão Escolar, foram selecionadas a legislação e livros que abordassem esse tema. Ainda, para a fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa de Estado de Conhecimento, na perspectiva de encontrar trabalhos que abrangessem a temática PNAE. Essa busca foi realizada na plataforma Scielo, nos anos de 2013 a 2017. Nesta se selecionaram seis artigos que tratavam sobre o assunto. Após, foram realizadas quatro entrevistas com questionário semi- estruturado com gestores de escolas de Erechim/RS, escolhidos a partir do número de matriculas referentes ao ano de 2017. Transcritas as entrevistas, construiu-se duas categorias de análise de dados. As categorias foram nomeadas como: O funcionamento do PNAE no recorte das escolas analisadas; e os desafios da gestão dos recursos financeiros no recorte do PNAE. As considerações finais desta pesquisa apontam como principal desafio enfrentado pelo gestor a burocratização no procedimento de operacionalização do programa, tanto no âmbito dos processos de compras como no de prestação de contas do PNAE. Além disso, o valor repassado nem sempre condiz com os gêneros alimentícios descritos no cardápio. Como possibilidade na aplicação do PNAE, destaca-se a importância de proporcionar para as crianças uma merenda escolar nutritiva e de qualidade.
Palavras-chave: Administração da educação
Alimentação escolar
Merenda escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2600
Data do documento: 2018
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