Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/260
Type: | Monografia |
Título : | A abordagem temática de ciência, tecnologia e sociedade nos livros didáticos de ciências |
Author: | Ribeiro, Cristiane Aparecida |
First advisor: | Güllich, Roque Ismael da Costa |
Resume: | O presente trabalho busca explorar algumas dessas questões que se constituem em verdadeiros obstáculos para a implementação da Educação CTS no contexto escolar e pretende, com isso, encaminhar algumas alternativas para diminuir as dificuldades e a distância entre as propostas e a prática. O ponto de partida é a compreensão do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) na dinâmica de abordagem dos conteúdos de Ciências pelos livros didáticos para percebermos se este movimento tem modificado a organização dos conteúdos neste material, uma vez que sabemos e acreditamos que o livro didático ainda tem sido uma ferramenta pedagógica de extremo uso na sala de aula brasileira. Esta nova abordagem, mais temática como forma de tratar os conteúdos, implica, entre outras coisas, uma nova ênfase curricular e a escolha de saberes que serão transformados em conteúdos disciplinares por temas de relevância social e não apenas conteúdos científicos abordados de modo linear. |
Palabras clave : | Educação básica Ensino de Ciências Currículo Didática Livro didático |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/260 |
Fecha de publicación : | may-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RIBEIRO.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.