Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2615
Tipo: Monografia
Título: A abordagem da paleontologia nos trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Ensino de Biologia
Autor(es): Schein, Samara Neis
Primeiro Orientador: Boelter, Ruben Alexandre
Primeiro membro da banca: Santos, Eliane Gonçalves
Segundo membro da banca: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resumo: A paleontologia é a ciência que investiga os seres do passado e compreende questões amplas de diversas áreas. O ensino de paleontologia ainda é muito restrito e não faz parte do currículo formal, sendo trabalhada de forma sucinta e pontual em geral nas aulas de ciências e/ou biologia. Por isso é importante a divulgação científica trabalho dos professores em sala de aula, além da educação não-formal. O objetivo principal do estudo foi de analisar os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) sobre a abordagem do ensino de Paleontologia. Essa análise foi do tipo documental, qualitativa e usamos três categorias de análise para as concepções de ensino: técnica, prática e critica/emancipatória. De um total de 1.265 trabalhos publicados no ENEBIO, apenas cinco resumos estavam relacionados a área de ensino de Paleontologia. Quanto às concepções obtivemos três trabalhos do tipo técnica e dois práticos, sendo que a concepção crítica não foi encontrada em nenhum dos trabalhos analisados. Portanto, podemos inferir que no ensino superior a paleontologia é trabalhada de forma técnica e prática.
Abstract: Paleontology is the science that investigates the beings of the past and understands broad issues in many areas. The teaching of paleontology is still very restricted and is not part of the formal curriculum, being worked succinctly and punctually. That is why it is important to disseminate scientific work of teachers in the classroom, in addition to non-formal education. The main objective of the study was to analyze the papers pub-lished at the National Meeting of Teaching of Biology (ENEBIO) on the approach of teaching Paleontology. This analysis was documentary, qualitative and we used three categories of analysis for teaching conceptions: technical, practical and critical / eman-cipatory. Of a total of 1,265 papers published in the ENEBIO, only five abstracts were related to the teaching area of Paleontology. As for the conceptions, we obtained three works of the technical type and two practical ones, and the critical design was not found in any of the works analyzed. Therefore, we can infer that in higher education paleon-tology is worked in a technical and practical way.
Palavras-chave: Paleontologia
Ensino
Biologia
Geologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2615
Data do documento: 11-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHEIN.pdf579,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.