Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2712
Tipo: | Monografia |
Título: | Desenvolvimento de metodologias educativas no processo de alfabetização de sujeitos utilizando as tecnologias digitais |
Autor(es): | Stolarski, Carini |
Primeiro Orientador: | Guedes, Anibal Lopes |
Primeiro membro da banca: | Guedes, Anibal Lopes |
Segundo membro da banca: | Loss, Adriana Salete |
Terceiro membro da banca: | Guedes, Fernanda Lopes |
Resumo: | Este estudo foi realizado com o objetivo de trazer para a sala de aula momentos mais lúdicos e prazerosos para a alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental. Os jogos fazem parte do dia-a-dia das crianças, introduzi-los nas aulas faz com que a aprendizagem seja mais produtiva e divertida. E as Tecnologias Digitais (TD), possibilitam o desenvolvimento de uma atividade diferenciada e prazerosa uma vez que aproxima a criança com a criança e criança com o professor, esse foi o objetivo deste trabalho. Investigar como as diferentes tecnologias digitais podem auxiliar no desenvolvimento de metodologias para apoiar o processo de alfabetização dos sujeitos. Tendo como problemática, como utilizar as diferentes tecnologias digitais de forma a promover a alfabetização dos sujeitos de forma mais educativa e interativa? E que metodologias de aprendizagem poderiam ser propostas a fim de desenvolver um processo de alfabetização mais educativo e interativo para os sujeitos? Para isso o trabalho fez uso de jogos educativos. Dessa forma, a metodologia de trabalho é de cunho exploratório e bibliográfico. A aplicação dos jogos não pode ser dar com as crianças em sala de aula devido ao tempo e ao período do ano em que em ocorreu o processo de validação, contudo os jogos foram apresentados e avaliados por duas turmas da Pedagogia, a segunda fase que está ainda construindo os processos de alfabetização dentro da Universidade e a décima fase que já passou por todos os processos do ensino de alfabetização da mesma instituição, ambas respectivamente fazem parte da UFFS – Campus de Erechim RS, a fim de ter percepções diferenciadas sobre o processo da alfabetização utilizando os jogos digitais e qual a utilização dos jogos pelas futuras pedagogas na sua prática escolar. |
Palavras-chave: | Alfabetização Aprendizagem Jogos educativos Tecnologia digital |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2712 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
STOLARSKI.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.