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Tipo: Monografia
Título: Ensino de química na escola do campo: análise de livros didáticos
Autor(es): Mohr, Ricardo
Primeiro Orientador: Bitencourt, Thiago Bergler
Resumo: O termo cotidiano se aplica a expressar as situações corriqueiras do dia a dia, ou seja, aquilo que está presente em nossa vivência. No âmbito escolar, uma prática pedagógica baseada na utilização de fatos do cotidiano para ensinar conteúdos científicos, pode caracterizar o mesmo como uma ferramenta importante, mas tendo um papel secundário, ou seja, este servindo como mera exemplificação ou ilustração para aprofundar conceitos científicos. Apesar do livro didático ter grande importância no ensino, este apresenta um formato padronizado, organizado, que em muitos casos, não contempla a realidade dos alunos que irão utilizá-lo. Tendo-se em vista os livros didáticos, a linguagem é um dos pontos que mais necessitam de avaliação criteriosa. O uso indiscriminado de termos científicos, sem distinguir seus significados em relação aos termos da linguagem comum, pode impedir o domínio do conhecimento científico. Mesmo que a escolha do livro leve em consideração as necessidades do aluno, seu contexto sociocultural, relação entre teoria e prática, e linguagem apropriada, ainda assim, haverá a necessidade de suplementar determinados conteúdos com material extra.
Abstract/Resumen: The term everyday applies to express the everyday situations of everyday life, that is, what is present in our experience. In the school context, a pedagogical practice based on the use of everyday facts to teach scientific contents, can characterize the same as an important tool, but having a secondary role, that is, it serves as a simple example or illustration to deepen scientific concepts. Although the textbook has great importance in teaching, it presents a standardized, organized format, which in many cases, does not contemplate the reality of the students who will use it. Having in mind the textbooks, language is one of the points that most need careful evaluation. The indiscriminate use of scientific terms, without distinguishing their meanings from the terms of ordinary language, may preclude the mastery of scientific knowledge. Even if the choice of book takes into account student needs, socio-cultural context, relationship between theory and practice, and appropriate language, there will still be a need to supplement certain content with extra material.
Palavras-chave: Livro didático
Linguagem
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2742
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

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