Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2742
Type: Monografia
Título : Ensino de química na escola do campo: análise de livros didáticos
Author: Mohr, Ricardo
First advisor: Bitencourt, Thiago Bergler
Resume: O termo cotidiano se aplica a expressar as situações corriqueiras do dia a dia, ou seja, aquilo que está presente em nossa vivência. No âmbito escolar, uma prática pedagógica baseada na utilização de fatos do cotidiano para ensinar conteúdos científicos, pode caracterizar o mesmo como uma ferramenta importante, mas tendo um papel secundário, ou seja, este servindo como mera exemplificação ou ilustração para aprofundar conceitos científicos. Apesar do livro didático ter grande importância no ensino, este apresenta um formato padronizado, organizado, que em muitos casos, não contempla a realidade dos alunos que irão utilizá-lo. Tendo-se em vista os livros didáticos, a linguagem é um dos pontos que mais necessitam de avaliação criteriosa. O uso indiscriminado de termos científicos, sem distinguir seus significados em relação aos termos da linguagem comum, pode impedir o domínio do conhecimento científico. Mesmo que a escolha do livro leve em consideração as necessidades do aluno, seu contexto sociocultural, relação entre teoria e prática, e linguagem apropriada, ainda assim, haverá a necessidade de suplementar determinados conteúdos com material extra.
Resumen : The term everyday applies to express the everyday situations of everyday life, that is, what is present in our experience. In the school context, a pedagogical practice based on the use of everyday facts to teach scientific contents, can characterize the same as an important tool, but having a secondary role, that is, it serves as a simple example or illustration to deepen scientific concepts. Although the textbook has great importance in teaching, it presents a standardized, organized format, which in many cases, does not contemplate the reality of the students who will use it. Having in mind the textbooks, language is one of the points that most need careful evaluation. The indiscriminate use of scientific terms, without distinguishing their meanings from the terms of ordinary language, may preclude the mastery of scientific knowledge. Even if the choice of book takes into account student needs, socio-cultural context, relationship between theory and practice, and appropriate language, there will still be a need to supplement certain content with extra material.
Palabras clave : Livro didático
Linguagem
Ensino
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2742
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MOHR.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.