Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2743
Tipo: | Monografia |
Título: | A horta escolar no aprendizado da matemática e ciências |
Autor(es): | Teixeira, João Idenio |
Primeiro Orientador: | Fey, Rubens |
Primeiro coorientador: | Ferreira, Priscila Ribeiro |
Resumo: | A escolha do presente tema se deve a constatação da dificuldade dos professores da educação básica em trabalhar com os alunos somente dentro de um único ambiente que é a sala de aula, e não podendo oportunizar aos alunos a saírem e vivenciar um conhecimento concreto, tanto na disciplina de matemática quanto na disciplina de ciências. O presente trabalho tem como finalidade vivenciar e descrever como a horta pode e deve ser usada como um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e matemática nos anos finais do ensino fundamental. A horta pode ser vista como um tema que possibilita diversas discussões entre vários conteúdos escolares, principalmente em relação ao ensino da matemática e ciências, assim sendo um tema que gera esses envolvimentos dos conteúdos. Pode-se relacionar a horta como um “Tema Gerador” possibilitando assim um conhecimento interdisciplinar aos alunos. Foi possível observar, através de aulas de matemática e ciências que foram aplicadas diretamente no ambiente da horta, uma aprendizagem por meio dos alunos da 6° serie da escola Joany Ghilerme de Lima, o que busca o uso da horta como uma ferramenta de ensino, na qual podemos relacionar conteúdos educacionais que estão de acordo com situações reais de problemas do dia a dia dos alunos. |
Abstract/Resumen: | The choice of this theme is due to the finding of basic education teachers' difficulty in working with students only within a single environment that is the classroom, and cannot create opportunities for students to go out and experience a concrete knowledge in both math discipline as the discipline of science. This work aims experience and describe how the garden can and should be used as a pedagogical tool for teaching science and mathematics in the final years of elementary school. The garden can be seen as a theme that enables several discussions between various school subjects, especially in relation to the teaching of mathematics and science, therefore a topic that generates these involvements of content. One can relate the garden as a "Theme Generator" thus enabling an interdisciplinary knowledge to students. It was observed through math and science classes that have been applied directly in the garden environment, a learning by the students of the 6th school series Joany Ghilerme of Lima, which seeks to use the garden as a teaching tool, (in which) can (we) relate educational content that is according to actual situations of day to day problems of the students. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Didática Hortas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Laranjeiras do Sul |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2743 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TEIXEIRA, J. I..pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.