Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2817
Tipo: Monografia
Título: Inclusão digital em escolas rurais: uma prospecção da educação integral
Autor(es): Castilho, Cerize Maria de
Primeiro Orientador: Richit, Adriana
Resumo: Esta monografia tem como objetivo apresentar um estudo sobre práticas de inclusão digital e social nos âmbitos das escolas rurais numa perspectiva metodológica da educação integral. As considerações esboçadas baseiam-se em um estudo bibliográfico sobre a legislação e sobre textos e pesquisas acerca das referidas temáticas. Para tanto, se fez uma análise de políticas e programas relacionados à educação integral, destacando-se as ações e experiências que visam a formação de multiplicadores de redes e conhecimentos com jovens de comunidades rurais, bem como uma síntese histórica, legal e teórica da educação integral no Brasil com prospecção de extensão para escolas rurais, sem se dicotomizar com os anseios da inclusão digital e social. Pode se considerar que incluir digital e socialmente é um grande desafio para os educadores nos dias atuais, visto que estamos, ainda, promovendo o acesso às tecnologias.
Abstract/Resumen: This monograph aims to present a study on current practices in digital and social inclusion in areas of rural schools in a methodological perspective of integral education. The considerations outlined based on a literature study on the legislation and on texts and research about the topics mentioned. So, we did an analysis of policies and programs related to holistic education, highlighting the actions and experiences aimed at training of multipliers networks and knowledge with young people from rural communities, as well as a historical, legal and theoretical synthesis of education integral in Brazil prospecting extension for rural schools without dichotomized and the longings of digital and social inclusion. Can be considered to include digital and socially is a big challenge for educators today, since we are also promoting access to technologies.
Palavras-chave: Educação integral
Escola rural
Inclusão digital
Inclusão social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2817
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CASTILHO.pdf203,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.