Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/290
Tipo: Monografia
Título: Os saberes matemáticos para o acadêmico do curso de física: licenciatura - UFFS - campus Realeza - PR
Autor(es): Back, Lenita
Primeiro Orientador: Ohse, Marcos Leandro
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo analisar a importância dos conceitos matemáticos para os acadêmicos do curso de física - licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS campus de Realeza - PR. Para atingir o objetivo foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica nos documentos que regem a educação básica e superior brasileira, em especial, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as Diretrizes Curriculares Estaduais do Estado do Paraná. Paralelamente a isso fizemos a aplicação de questionários, com questões referentes ao ensino de matemática e física, para alunos e professores do ensino médio nas cidades de Capanema, Realeza e Santa Izabel do Oeste. Também aplicamos questionários para acadêmicos da primeira fase do curso de química e para acadêmicos do curso de física, com o objetivo de verificar as concepções que os alunos possuem em relação a ligação dos conceitos matemáticos para o aprendizado de física. Ainda, analisamos as ementas dos componentes curriculares que envolvem a matemática no curso de física, para verificá-las se estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o que é ensinado no ensino médio, para assim, tentar entender o porquê do alto índice de reprovação e evasão nestes componentes, principalmente nas fases iniciais. A análise das informações obtidas procuram entender a importância dos componentes curriculares de matemática no curso de física, verificar se os tópicos da matemática trabalhados no ensino médio nas escolas entrevistadas está, realmente, contemplando a LDB, os PCN's e as DCE's, analisar se as ementas dos componentes curriculares de matemática apresentam problemas quanto ao conteúdos ou até mesmo carga horária. A partir destas análises, pensou-se em apresentar uma proposta de mudança das ementas nos componentes curriculares de matemática para o curso de física, UFFS. Os resultados encontrados mostram que o ensino de física e matemática precisam andar juntos, além de mostrar que existem muitos problemas na educação básica que se arrastam por muito tempo e refletem na universidade.
Palavras-chave: Ensino de física
Ensino de matemática
Diretrizes curriculares nacionais
Problemas de aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/290
Data do documento: 20-Out-2015
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BACK.pdf8,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.