Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2943
Type: | Monografia |
Title: | Educação do campo: da via popular a via burocrática |
Author: | Cassol, Karina Hiane |
First advisor: | Freitas, Luiz Carlos de |
Resume: | Esta pesquisa visa aprofundar o entendimento do contexto histórico em que se iniciou as propostas de Educação do Campo no Brasil, tendo como objetivo apontar as contradições presentes nestas propostas desde sua fundamentação teórica até seus desdobramentos políticos, especialmente depois de sua institucionalização. Igualmente importante se colocar a reflexão sobre a questão agrária e o latifúndio, maior símbolo do atraso em nosso país, impedindo o próprio desenvolvimento da Educação do Campo. Sendo assim é primordial compreender o processo de institucionalização da proposta da Educação do Campo, o que a colocou a reboque do Estado, tirando dela seu caráter de resistência e aprofundando seu caráter conservador. Partir-se-á de uma de abordagem dialética da realidade, em que predominem as categorias marxistas de análise da realidade, bem como a concepção teórica de que o Estado não é neutro, mas sim o comitê de uma classe para dominar a outra – no caso do Estado brasileiro o comitê da grande burguesia e dos latifundiários para dominar a classe trabalhadora. Sendo assim, consideramos a institucionalização da Educação do Campo, tendo o Estado ditado suas diretrizes, um freio na organização geral do campesinato brasileiro e sua luta pelo acesso à terra e pelo fim do sistema latifundiário que reina em nosso país. |
Keywords: | Educação agrícola Movimentos sociais rurais Ideologia política |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2943 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CASSOL.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.