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Type: Monografia
Título : Educação do campo: da via popular a via burocrática
Author: Cassol, Karina Hiane
First advisor: Freitas, Luiz Carlos de
Resume: Esta pesquisa visa aprofundar o entendimento do contexto histórico em que se iniciou as propostas de Educação do Campo no Brasil, tendo como objetivo apontar as contradições presentes nestas propostas desde sua fundamentação teórica até seus desdobramentos políticos, especialmente depois de sua institucionalização. Igualmente importante se colocar a reflexão sobre a questão agrária e o latifúndio, maior símbolo do atraso em nosso país, impedindo o próprio desenvolvimento da Educação do Campo. Sendo assim é primordial compreender o processo de institucionalização da proposta da Educação do Campo, o que a colocou a reboque do Estado, tirando dela seu caráter de resistência e aprofundando seu caráter conservador. Partir-se-á de uma de abordagem dialética da realidade, em que predominem as categorias marxistas de análise da realidade, bem como a concepção teórica de que o Estado não é neutro, mas sim o comitê de uma classe para dominar a outra – no caso do Estado brasileiro o comitê da grande burguesia e dos latifundiários para dominar a classe trabalhadora. Sendo assim, consideramos a institucionalização da Educação do Campo, tendo o Estado ditado suas diretrizes, um freio na organização geral do campesinato brasileiro e sua luta pelo acesso à terra e pelo fim do sistema latifundiário que reina em nosso país.
Palabras clave : Educação agrícola
Movimentos sociais rurais
Ideologia política
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2943
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas

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