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Tipo: Monografia
Título: Educação do campo: da via popular a via burocrática
Autor(es): Cassol, Karina Hiane
Primeiro Orientador: Freitas, Luiz Carlos de
Resumo: Esta pesquisa visa aprofundar o entendimento do contexto histórico em que se iniciou as propostas de Educação do Campo no Brasil, tendo como objetivo apontar as contradições presentes nestas propostas desde sua fundamentação teórica até seus desdobramentos políticos, especialmente depois de sua institucionalização. Igualmente importante se colocar a reflexão sobre a questão agrária e o latifúndio, maior símbolo do atraso em nosso país, impedindo o próprio desenvolvimento da Educação do Campo. Sendo assim é primordial compreender o processo de institucionalização da proposta da Educação do Campo, o que a colocou a reboque do Estado, tirando dela seu caráter de resistência e aprofundando seu caráter conservador. Partir-se-á de uma de abordagem dialética da realidade, em que predominem as categorias marxistas de análise da realidade, bem como a concepção teórica de que o Estado não é neutro, mas sim o comitê de uma classe para dominar a outra – no caso do Estado brasileiro o comitê da grande burguesia e dos latifundiários para dominar a classe trabalhadora. Sendo assim, consideramos a institucionalização da Educação do Campo, tendo o Estado ditado suas diretrizes, um freio na organização geral do campesinato brasileiro e sua luta pelo acesso à terra e pelo fim do sistema latifundiário que reina em nosso país.
Palavras-chave: Educação agrícola
Movimentos sociais rurais
Ideologia política
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2943
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas

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